Black poetics of body-territory in Torto arado and Chupim.
Keywords:
Chupim. Torto Arado. Itamar Vieira Junior. Quilombismo. Body-territory.Abstract
Este artigo analisa as obras Torto Arado (2019) e Chupim (2024), de Itamar Vieira Junior, a partir de uma leitura situada no campo das letras negras contemporâneas brasileiras, em interlocução com pensamento quilombola, indígena e contracolonial. Parte-se da hipótese de que ambas as narrativas elaboram uma crítica ético-estética à racionalidade colonial ao encenar disputas em torno do território, do trabalho e dos modos de existência negra vinculados à terra. Em Torto Arado, a experiência histórica de comunidades quilombolas evidencia processos de expropriação, racialização e precarização que reorganizam a relação entre corpo, trabalho e pertencimento. Em Chupim, essa lógica é reinscrita em chave simbólica pela construção da categoria “gente-chupim”, dispositivo discursivo que converte trabalhadores em corpos excedentes e ilegítimos. O artigo sustenta que as duas obras produzem uma inversão crítica dessa lógica ao reinscrever a terra não como recurso, mas como dimensão constitutiva da existência coletiva, formulando uma poética do corpo-território. A análise articula leitura literária e aportes teóricos de Abdias do Nascimento (1980), Antônio Bispo dos Santos (2023) e Ailton Krenak (2019), evidenciando como a literatura negra contemporânea não apenas representa experiências históricas de violência e expropriação, mas tensiona regimes de linguagem e percepção, forjando outras inteligibilidades para a existência negra no espaço rural brasileiro.
Downloads
References
GENETTE, Gérard. Paratextos Editoriais. Tradução: Álvaro Faleiros. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2009.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
NASCIMENTO, Abdias do. Quilombismo: um conceito científico emergente do processo histórico-cultural das massas afro-brasileira. In: O quilombismo: documentos de uma militância panafricanista. Petrópolis: Editora Vozes, 1980.
SANTOS, Antônio Bispo dos. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora, 2023.
VIEIRA JUNIOR, Itamar. Chupim. São Paulo: Companhia das Letras, 2024.
VIEIRA JUNIOR, Itamar. Torto arado. São Paulo: Todavia, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2026 Dra. Maria Aparecida Cruz de Oliveira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.