CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA COMPLEXIDADE PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM

Autores/as

  • Renara Meira Gomes Faculdade de excelência - UNEX
  • Amanda de Alencar Pereira Gomes Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • André Souza dos Santos Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Alba Benemérita Alves Vilela Southwest Bahia State University image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v20i4.15133

Palabras clave:

Cuidados de enfermagem, Prática interdisciplinar, Teoria da complexidade

Resumen

O estudo objetiva refletir sobre o cuidado de enfermagem e a Teoria da Complexidade de Edgar Morin. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, compreendido como uma reflexão teórica sobre o cuidado de enfermagem, fundamentada na Teoria da Complexidade de Edgar Morin. Foram realizadas buscas on-line em portal de periódicos entre os meses de dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), no Portal de Periódicos Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e na base de dados Medline (Medical Literature Analysis and Retrievel System Online) do portal da National Center for Biotechnology Information da National Library of Medicine (PubMed); utilizando-se os descritores “Cuidados de enfermagem” e o termo livre “Teoria da Complexidade”, em mediação pelo indicador booleano AND. A Teoria da Complexidade, segundo Edgar Morin, propõe uma abordagem integradora e multidimensional para compreender a realidade, o que se aplica de forma significativa ao cuidado de enfermagem. O cuidado de enfermagem é intrinsecamente complexo devido à interação de múltiplos elementos, como aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais dos pacientes. Os desafios do cuidado de enfermagem, como a falta de recursos e a alta demanda, podem ser melhor enfrentados ao se adotar uma perspectiva complexa, que valorize a interdisciplinaridade, a adaptabilidade e a reflexão constante sobre as práticas de cuidado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Silva RAC, Fontes ARS, Oliveira CER, Domingos ORS, Maia LFS. Processo de cuidar em saúde e enfermagem: revisando a literatura. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Científicos em Saúde. 2021; 2(2): 10.

Belga SMMF, Jorge AO, Silva KL. Continuidade do cuidado a partir do hospital: interdisciplinaridade e dispositivos para integralidade na rede de atenção à saúde. Saúde debate. 2022;46(133)551-70.

Ventura F, Moreira IMPB, Raposo V, Queirós PJP, Mendes A. A prática centrada na pessoa: da idiossincrasia do cuidar à inovação em saúde. Cad Saude Publica. 2022;38(10)e00278121.

Paula PHA, Pinheiro PNC, Mondragón-Sánchez EJ, Costa MIF, Rodrigues IP, Dourado JVL. As dimensões do ser humano e o cuidado de enfermagem no contexto pandêmico da COVID-19. Esc Anna Nery. 2020;24(spe):e20200321.

Morin E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.

Morin E. O método 6: ética. In: Morin, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 10 ed. São Paulo: Cortez, p. 95-125, 2015.

Minayo MCS. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Cien Saude Colet. 2012;17(3)621-6.

Andrade ASS, Silva VGF, Oliveira LPBA, Oliveira LCA, Santos NP, Souza NL. Cuidados de enfermagem ao recém-nascido sobfototerapia: reflexão à luz do paradigma da complexidade. Revista Enfermagem Actual in derme. 2022;96(40)1-9.

Morin E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2000.

Costa MCMDR, Farias PHS, Santos FAPS, Enders BC, Erdmann AL. Vivenciando as desordens na prática do cuidado do enfermeiro obstetra: o olhar complexo ao fenômeno. Revista online de pesquisa cuidado é fundamental. 2021;13:490-6.

Cruz RAO, Araujo ELM, Nascimento NM, Lima RJ, França JRFS, Oliveira JS. Reflexões à luz da Teoria da Complexidade e a formação do enfermeiro. RevBrasEnferm. 2017;70(1):236-9.

Souza CL, Duarte ACS, Vilela ABA, Santos AS, Magalhães DL, Silva ES. Ambiente na formação em saúde: Reflexões sobre hiperespecialização do ensino baseada em Edgar Morin. Brazilian Journal and Development. 2020;6(7)53513-53527.

Silva JR, Maniglia FP, Figueiredo GLA. Paulo Freire e Edgard Morin na pós-graduação: perfil e percepções de egressos de um programa de pós-graduação em Promoção da Saúde. Revista brasileira de educação. 2020;25:1-26.

Morin E. Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

Publicado

2024-12-18

Cómo citar

GOMES, Renara Meira; GOMES, Amanda de Alencar Pereira; DOS SANTOS, André Souza; VILELA, Alba Benemérita Alves. CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA COMPLEXIDADE PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM. Saúde.com, [S. l.], v. 20, n. 4, p. 3564–3570, 2024. DOI: 10.22481/rsc.v20i4.15133. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/rsc/article/view/18378. Acesso em: 14 jun. 2026.

Número

Sección

Artigos originais