Efeitos das ações realizadas em projeto de extensão na capacitação em atendimento pré-hospitalar para agentes comunitários de saúde
DOI:
https://doi.org/10.22481/rsc.v20i3.13645Palabras clave:
Agente Comunitário de Saúde, Atendimento Pré-hospitalar, Educação em Saúde, EmergênciaResumen
O presente estudo parte-se do pressuposto que os Agente Comunitário de Saúde (ACSs) não recebem capacitação para prestarem os primeiros socorros diante de uma situação de emergência no ambiente onde atuam. Assim, a pesquisa objetivou analisar os efeitos das ações realizadas em projeto de extensão, por meio de uma investigação prévia antes e após a ministração das aulas do projeto de extensão. A pesquisa é do tipo descritiva de abordagem quantitativa. Para o desenvolvimento deste estudo foi realizada uma revisão bibliográfica, correspondente ao período de 2016 a 2020, no banco de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando-se os descritores: Emergência; Atendimento pré-hospitalar; Educação em saúde e Agente Comunitário de Saúde. Para a obtenção dos dados optou-se pelo uso de um questionário aplicado em duas etapas denominadas pré e pós teste, a fim de analisar a percepção do público alvo com a temática desenvolvida e mensurar o impacto de cada ação. A pesquisa obedeceu aos critérios estabelecidos pela Resolução 466/12 que regulamenta a pesquisa envolvendo seres humanos. A taxa do efeito alcançado com as ações extensionistas foi de 20%. Os dados apontam para a relevância do engajamento da comunidade acadêmica em despertar a atenção dos ACSs sobre a busca por capacitação em Atendimento pré-hospitalar (APH). Assim, fica evidente a relevância das extensões universitárias como um meio de educação continuada.
Descargas
Citas
CORNACINE, A. C. et al. Atendimento emergencial: a importância de treinamento tanto aos profissionais de saúde quanto à população. Revista em Foco, [S. l.], ed. 11, 2019. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2019/09/076_Atendimento-emergencial-a-import%C3%A2ncia-de-treinamento.pdf.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Diretrizes para capacitação de agentes comunitários de saúde em linhas de cuidado. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2016. 46 p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_capacitacao_agentes_comunitarios_cuidado.pdf.
MOROSINI, M. V.; FONSECA, A. F. Os agentes comunitários na Atenção Primária à Saúde no Brasil: inventário de conquistas e desafios. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 42, n. esp. 1, p. 261-274, set. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/sdeb/v42nspe1/0103-1104-sdeb-42-spe01-0261.pdf.
CRISTOFOLETTI, E. C.; SERAFIM, M. P. Dimensões Metodológicas e Analíticas da Extensão Universitária. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 1, e90670, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/jY9GgBb45W8YhHLQYCggLNt/?lang=pt.
GAVIRA, M. de O.; GIMENEZ, A. M. N.; BONACELLI, M. B. M. Proposta de um sistema de avaliação da integração ensino e extensão: um guia para universidades públicas brasileiras. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 25, n. 2, p. 395-415, ago. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/qRtNJVDH93BBqw6WDsN5TpM/?lang=pt.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 196, de 10 de outubro de 1996. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 out. 1996. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/1996/res0196_10_10_1996.html.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2012. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf.
OLIVEIRA, G. da S.; PIETRI, A. P. Z. S. de; BIZZO, N. Pesquisa quantitativa e educação: desafios e potencialidades. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 34, p. 526-541, set. 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5637/4257.
SECCO, A. C. et al. Educação Permanente em Saúde para Agentes Comunitários: um Projeto de Promoção de Saúde. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, Juiz de Fora, v. 13, n. 1, p. 1-17, jan. 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202020000100009.
SOUSA, B. V. N.; TELES, J. F.; OLIVEIRA, E. F. Perfil, dificuldades e particularidades no trabalho de profissionais dos serviços de atendimento pré-hospitalar móvel: revisão integrativa. Enfermería Actual en Costa Rica, San José, n. 38, jan. 2020. Disponível em: https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1409-45682020000100245.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Saúde.com

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
