Fatores que interferem na adesão dos portadores de AIDS aos antirretrovirais, Jequié, Bahia, Brasil
Palabras clave:
AIDS, Adesão à medicação, Fármacos Anti-HIV, HIVResumen
A adesão correta à terapia antirretroviral é imprescindível para melhoria da qualidade de vida e diminuição da mortalidade por Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Este estudo tem como objetivo identificar os fatores que interferem na adesão à terapia antirretroviral dos pacientes com HIV/AIDS, residentes na área de abrangência da 13ª Diretoria Regional de Saúde, cuja sede é o município de Jequié – BA. É um estudo exploratório de abordagem quantitativa e o cenário do estudo foi o município de Jequié – BA. Foram informantes do estudo 34 pacientes com HIV/AIDS, de ambos os sexos, cadastrados no centro de referência e que compareciam ao mesmo com regularidade. Os dados foram coletados através de formulário sendo as informações obtidas processadas com auxílio do Microsoft Excel. A idade dos informantes variou de 24 a 60 anos. A maioria possuía pouca escolaridade, baixo poder aquisitivo e eram adeptos à religião católica. O tempo de diagnóstico foi de 1 a 4 anos. Identificou-se preocupação na garantia do sigilo da condição sorológica. Concluise ser relevante promover nas ações de educação em saúde com o propósito de melhorar a adesão ao tratamento, principalmente diante dos fatores que interferem na adesão ao tratamento dos pacientes que convivem com o HIV/AIDS.
Descargas
Citas
Brasil. Ministério da Saúde. Programa Nacional de DST/AIDS. Boletim Epidemiológico AIDS/DST 2014; 1:1-21. [Citado 2015 Ago 20]. Disponível em: http://www.aids.gov.br.
Lorscheider JA, Geronimo K, Colacite J. Estudo da adesão à terapia antirretroviral para HIV/Aids de pacientes atendidos no município de Toledo/PR. Acta Biomedica Brasileira. 2012; 3(1):41-51. [Citado 2013 Set 30]. Disponível em: http://www.actabiomedica.com.br.
Leite JCC, Centeno MO, Pinheiro CAT, Silveira VL. Desenvolvimento de uma escala de autoeficácia para adesão ao tratamento antirretroviral. Psicol. Reflex. Crit. Porto Alegre, 2002; 15(1). [Citado 2012 Mai 04]. Disponível em: http://www.scielo.br.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids. Manual de adesão ao tratamento para pessoas vivendo com HIV e aids. Série A. Normas e Manuais Técnicos - Série Manuais n. 84. Distrito Federal, 2008.
Seidl EMF, Melchíades A, Farias V, Brito A. Pessoas vivendo com HIV/AIDS: variáveis associadas à adesão ao tratamento antirretroviral. Cad. Saude Publica. 2007; 23(10): 2305-16.
Minayo MSC. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco; 2014.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo 2014. [Citado 2014 Mar 10]. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat.
Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Resolução No 196 de 10 de outubro de 1996: diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília (DF): MS; 1996.
Santos NA. Vulnerabilidade de mulheres interioranas soropositivas à infecção pelo HIV/AIDS [dissertação]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 2007.
Varella RB. Aspectos da epidemia de Aids em município de médio porte do Rio de Janeiro, 2000-2004. Rev Bras Epidemiol. 2006; 9(4): 447-53. [Citado 2013 Mai 10]. Disponível em: http://www.scielosp.org.
Fonseca MG. Dinâmica temporal da epidemia de AIDS no Brasil segundo condição socioeconômica, no período 1986-1998 [tese]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saude Publica; 2002. 125 p.
Parker R, Terto Jr. V, Raxach JC. Respostas ao HIV na América Latina. [Citado 2013 Abr 28]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs.
Bonolo PF, Gomes RRFM, Guimarães MDC. Adesão à terapia antirretroviral (HIV/aids): fatores associados à medida de adesão. Epidemiologia e Serviços de Saude. 2007; 16(4): 261-78.

