Modelo de negócios e agências de marketing digital: um estudo de casos com agências de Salvador-Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/ccsa.v22i1.16901

Palavras-chave:

Agências de publicidade e propaganda. Agências de marketing digital. Modelo de negócios. Business Model Canvas.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de entender o funcionamento do modelo de negócios de agências de marketing digital de Salvador por meio da ferramenta do Business Model Canvas, desenvolvida por Osterwalder e Pigneur (2010). Sendo assim, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando o método do estudo de casos múltiplos, com emprego de entrevistas em profundidade com os donos ou gestores das agências de marketing digital de Salvador. De forma geral, os resultados, além de trazerem uma caracterização do perfil dos gestores e das agências, indicaram correspondências que permitem a estruturação de um modelo de negócio base para esse tipo de empresa, tendo como alicerce as nove diretrizes do Business Model Canvas: parcerias-chave, atividades-chave, recursos-chave, canais, relacionamentos com o cliente, segmento de clientes, proposta de valor, estrutura de custo e fontes de receitas. Com base nos resultados obtidos, é possível observar a relevância das agências em todos os setores do mercado por meio da vasta gama de serviços oferecidos e uma proposta de valor conectada com a geração de resultados.

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Biografia do Autor

Yasmin Oliveira de Almeida Lopes , Universidade Federal da Bahia

Graduada em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Luciana Alves Rodas Vera , Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia

Professora adjunta da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Líder do Grupo de Pesquisa MktLab EAUFBA. 

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

LOPES , Yasmin Oliveira de Almeida; VERA , Luciana Alves Rodas. Modelo de negócios e agências de marketing digital: um estudo de casos com agências de Salvador-Bahia. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 57–78, 2025. DOI: 10.22481/ccsa.v22i1.16901. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/ccsa/article/view/16901. Acesso em: 4 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos