Formação de professoras dos anos iniciais para a educação das relações étnico-raciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/enrev.v1.14241

Palavras-chave:

Formação de professoras, Relações étnico raciais, Grupo de discussão

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar uma análise acerca da contribuição de um processo formativo realizado com professoras sobre os conhecimentos étnico raciais . O lócus de investigação foi a Escola Municipal Padre Antônio Molina situada na comunidade do Barro Preto, no município de Jequié BA. A abordagem metodológica utilizada para captar suas percepções, subjetividades, teorias e conhecimentos acerca das questões étnico raciais foi o Grupo de Discussão que tem caráter teórico dialógico e se constituiu como uma intervenção formativa. Apresentamos os dados de três grupos de discussão. As análises apontam que o s conhecimentos das professoras ainda são bastante colonizados e que o grupo de discussão possibilitou a ampliação sobre as relações étnico-raciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Gomes Freitas, Southwest Bahia State University

Licenciada em Educação Física (UESB). Mestra em Relações Étnicas e Contemporaneidade (UESB). Professora da Educação Básica. E-mail: michelle.mestradouesb@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0533-7513

Benedito Eugenio, Southwest Bahia State University

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. E-mail: benedito.eugenio@uesb.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5781-764X

Referências

CALLEJO, J. El grupo de discursión. Introdução a uma práctica de investigation. Barcelona: Ariel, 2001.

CANDAU, Vera Maria (Org.). Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação “outra”? 1.ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: CANDAU, Vera Maria; MOREIRA, Antônio Flávio (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Editora Vozes, 2.ed. Petrópolis/RJ, 2008.

DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Tradução: Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FABRA, Maria Luísa; DOMÈNECH, Miguel. Hablar y escuchar, Barcelona, Paidós, 2001.

MINAYO, Maria Cecília S. de (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. 2.ed. revisada. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. A razão do outro: uma perspectiva histórica intercultural como referência para a educação. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação “outra”? 1.ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016.

SACAVINO, Susana Beatriz. Educação descolonizadora e interculturalidade: notas para educadoras e educadores. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação “outra”? 1.ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016.

SEVERO, Rafael Adriano de Oliveira. O encontro com a pesquisa qualitativa na perspectiva construtivo-interpretativa: um enfoque no grupo de discussão. In: SEVERO, Rafael Adriano de Oliveira. Gênero e sexualidade: grupos de discussão como possibilidade formativa. Jundiaí, Paco Editorial, 2013.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Aprendizagem e ensino das africanidades brasileiras. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. 2.ed. revisada. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005

TUBINO, Fidel. Porque a formação cidadã é necessária na educação intercultural. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação “outra”? 1.ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016.

WELLER, Wivian. Grupos de discussão na pesquisa com adolescentes e jovens: aportes teórico-metodológicos e análise de uma experiência com o método. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, p.241-260, maio/agosto, 2006.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos