O Ensino Remoto e o aprofundamento das Desigualdades Raciais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22481/enrev.v1.14240Palavras-chave:
Violência de classe, Racismo, EducaçãoResumo
Neste ensaio, buscamos sustentar a tese de que a letalidade do patógeno que produziu a Pandemia da Covid 19 não se expressa somente em sua potência de morte contra os corpos materiais, mas também n a violência subjetiva perpetrada contra grupos racializados, notadamente a forma e o conteúdo educacional que foi fornecido a esses grupos durante o período de isolamento social. Essa tese se confirma sobretudo quando o tipo de educação que é destinado para pessoas racializadas é uma educação ainda mais precarizada do que a que historicamente tiveram acesso. Como resultados das análises tecidas , explicitamos que o Estado brasileiro, durante a Pandemia da Covid-19, implementou institucionalmente um “racismo de classe” e aprofundou as desigualdades educacionais entre pessoas racializadas e pessoas não racializadas. Embora este se constitua num abismo insuperável dentro dos limites da estrutura capitalista, atenuações desse abismo da desigualdade são possíveis e em caráter imediato, desejáveis. Com efeito, caso existam, é preciso que se reconheça m seus limites dentro dessa estrutura e que não nos conformemos com o menos pior quando poderíamos desfrutar do que há de melhor.
Downloads
Referências
AGÊNCIA BRASIL. Covid-19: Brasil bate recorde com 4.249 mortes registradas em 24 horas. Por Jonas Valente. Publicado em 08/04/2021 - 19:2. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-04/covid-19-brasil-bate-recorde-com-4249-mortes-registradas-em-24-horas Acesso em: 17 de jul. de 2022.
ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaíra, 2020.
AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA. Categoria conteúdo: gráficos. 2022. Disponível em: https://auditoriacidada.org.br/categoria-conteudo/graficos/ Acesso em: 17 de jul. de 2022
BRASIL. Emenda constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Brasília: Congresso Nacional, 2016.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Brasília: Congresso Nacional, 2014.
CORONAVÍRUS BRASIL. Painel Coronavírus. Atualizado em 31 de janeiro de 2023. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/ Acesso em: 01 de fev. de 2023.
DONG, Ensheng; DU, Hongru; GARDNER, Lauren. An interactive web-based dashboard to track COVID-19 in real time. The Lancet infectious diseases, v. 20, n. 5, p. 533-534, 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/laninf/article/PIIS1473-3099(20)30120-1/fulltext Acesso em: 17 de jul. de 2023.
FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG. Negros morrem mais pela covid-19. Lethicia Pechim. 2020. Disponível em: https://www.medicina.ufmg.br/negros-morrem-mais-pela-covid-19/ Acesso em: 29 de jan. de 2023.
FORBES. Bilionários 2022. 5 de abril de 2022a. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-money/2022/04/os-bilionarios-do-mundo-em-2022/ Acesso em: 20 de jul. de 2023.
G1. Cinco irmãos dividem o celular da mãe para estudar após a suspensão das aulas presenciais, em Itumbiara. 17/06/2020 06h30. Disponível em: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2020/06/17/cinco-irmaos-dividem-o-celular-da-mae-para-estudar-apos-a-suspensao-das-aulas-presenciais-em-itumbiara.ghtml Acesso em: 06 de fev. de 2023.
IBGE. Desemprego. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios. 2º Trimestre de 2021.
IBGE. Desemprego. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios. 1º Trimestre de 2022.
MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. São Paulo: n-1, 2018.
MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. São Paulo: n-1, 2021.
MIT NEWS: ON CAMPUS AND AROUD THE WORLD. Covid-19 “super-spreading” events play outsized role in overall disease transmission. Anne Trafton, November 2, 2020. Disponível em: https://news.mit.edu/2020/super-spreading-covid-transmission-1102 Acesso em: 17 de jul. de 2023.
NERI, Marcelo; OSORIO, Manuel Camillo. Evasão escolar e jornada remota na pandemia. Revista NECAT-Revista do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense, v. 10, n. 19, p. 28-55, 2021. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/revistanecat/article/download/4848/3607 Acesso em: 13 de fev. de 2023
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC. Despesas do órgão: execução orçamentária e financeira. Controladoria Geral da União. 2022. Disponível em: https://www.portaltransparencia.gov.br/orgaos-superiores/24000-ministerio-da-ciencia--tecnologia--inovacoes-e-comunicacoes Acesso em: 20 de jul. de 2023.
REDE PENSSAN. 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, 2022. Disponível em: https://pesquisassan.net.br/2o-inquerito-nacional-sobre-inseguranca-alimentar-no-contexto-da-pandemia-da-covid-19-no-brasil/ Acesso em: 17 de jul. 2023.
SINASEFE. Ensino remoto que adoece educadores? Tô fora! Por Mário Junior. 17 de agosto de 2020. Disponível em: https://sinasefe.org.br/site/ensino-remoto-que-adoece-educadores/ Acesso em: 17 de jan. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ensino em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.