O papel da child-directed speech no desenvolvimento fonológico: o triângulo vocálico (The role of child-directed speech in the phonological development: the vocal triangle)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v21i1.13372Abstract
Este estudo, com base na perspectiva dos Sistemas Adaptativos Complexos (THELEN; SMITH, 1994), tem como objetivo analisar a Child-directed Speech (CDS) no desenvolvimento fonológico de crianças gêmeas e não gêmeas, adquirindo o português brasileiro (PB) de Vitória da Conquista-BA. Investigamos os aspectos acústicos do triângulo vocálico na fala das mães no contexto de CDS e no contexto sem as crianças no PB, assim como já foi mostrado em línguas como inglês, sueco, russo e chinês (KUHL et al., 1997; LIU et al, 2003). Dois experimentos foram realizados com as mães, um em situação de interação com as crianças e outro sem as crianças. A respeito das propriedades acústicas das vogais [a], [i] e [u], considerando todos os valores analisados, entendemos que, de fato, as propriedades acústicas das unidades fonéticas na fala CDS se diferenciam consideravelmente da fala não dirigida à criança. Dessa maneira, nossos dados mostram que além de alterações na prosódia, cuidadores alteram aspectos vocálicos, isto é, há também marcas segmentais na CDS em PB.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Language Studies

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Estudos da Língua(gem) is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in the journal Estudos da Língua (gem) agree with the following terms:
The journal Estudos de Língua(gem) maintains the copyrights of the contributions published. These rights include the publication of the contribution and make its content available for free through the portal.