O papel da child-directed speech no desenvolvimento fonológico: o triângulo vocálico (The role of child-directed speech in the phonological development: the vocal triangle)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v21i1.13372Resumo
Este estudo, com base na perspectiva dos Sistemas Adaptativos Complexos (THELEN; SMITH, 1994), tem como objetivo analisar a Child-directed Speech (CDS) no desenvolvimento fonológico de crianças gêmeas e não gêmeas, adquirindo o português brasileiro (PB) de Vitória da Conquista-BA. Investigamos os aspectos acústicos do triângulo vocálico na fala das mães no contexto de CDS e no contexto sem as crianças no PB, assim como já foi mostrado em línguas como inglês, sueco, russo e chinês (KUHL et al., 1997; LIU et al, 2003). Dois experimentos foram realizados com as mães, um em situação de interação com as crianças e outro sem as crianças. A respeito das propriedades acústicas das vogais [a], [i] e [u], considerando todos os valores analisados, entendemos que, de fato, as propriedades acústicas das unidades fonéticas na fala CDS se diferenciam consideravelmente da fala não dirigida à criança. Dessa maneira, nossos dados mostram que além de alterações na prosódia, cuidadores alteram aspectos vocálicos, isto é, há também marcas segmentais na CDS em PB.
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