School cartography in basic education: construction of geographical concepts through the study of place
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v3i2.5814Keywords:
Geography teaching. School cartography. PlaceAbstract
In view of the current world scenario combined with technical and scientific advances, new challenges arise for the identification and explanation of methodologies for Geography teaching. In this context, the map language appears as a possibility of study of place from the elaboration of geographic concepts, referring to the living space. This work aims to point out the relevance of mapping material to the Geography teaching as of representations of the place for mobilization of spatial thinking. The development of this research was based on studies of cartographic material of the school atlas of the municipality of Jacobina-Bahia. The analyses show the contribution of the School Cartography in understanding geographical concepts with emphasis on local aspect
Downloads
References
ALMEIDA Rosângela Doin de. Cartografia para crianças e escolares: uma área de conhecimento? Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 13, p. 10-20, jan./jun., 2017.
DUARTE, Ronaldo Goulart. A cartografia escolar e o pensamento (geo)espacial: alicerces da educação geográfica.In: ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira roque et al. (Orgs.) Conhecimentos da Geografia: percursos de formação docente e práticas na educação básica. Belo Horizonte: IGC, 2017. P. 28-52.
FRANCISCHETT, Mafalda Nesse. A Cartografia no ensino da Geografia: construindo os caminhos do cotidiano. Grafit. Francisco Beltrão –Pr. 1997.
FERREIRA, Rodrigo, Mazzetti; ZACHARIAS, Andrea Aparecida. As contribuições da cartografia no estudo da paisagem no município de Ourinhos/SP: propostas para discussões nas séries iniciais. Revista Eletrônica de Geografia Territorium Terram. V. 02, Nº 03, p.66-74|Out./Mar. 2013/2014. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/territorium_terram. Acesso em: 03 agos. 2019.
CALLAI, Helena C. O estudo do município ou a Geografia nas séries iniciais. In: CASTROGIOVANI, Antonio C (org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 3 ed. Porto Alegre: UFRGS/AGB-Seção Porto Alegre, 2000. P. 57-64.
OLIVEIRA, Lidiane Bezerra. Ensinar sobre a concentração e a desconcentração industrial utilizando a cartografia. In: RICHTER, Denis; CAMPOS, Laís rodrigues (Orgs.) Cartografia Escolar. Goiânia: Editora espaço acadêmico, 2017. P. 11-28.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Geopauta

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY, que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
A Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
A Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.