Cartografía escolar en educación básica: construcción de conceptos geográficos por medio del estudio del lugar
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v3i2.5814Palabras clave:
Enseñanza de geografía. Cartografía escolar. LugarResumen
Frente al escenario mundial actual asociado con los avances técnicos y científicos, surgen nuevos desafíos para la identificación y explicación de metodologías para la enseñanza de la geografía. En este contexto, el lenguaje de los mapas aparece como una posibilidad de estudio del lugar, por medio de la elaboración de conceptos geográficos tomando como referencia el espacio de vida. Este artículo tiene como objetivo resaltar la relevancia de los materiales cartográficos para la enseñanza de la geografía a partir de representaciones del lugar para la movilización del pensamiento espacial. El desarrollo de esta investigación se basó en estudios del material cartográfico del atlas escolar de Jacobina, Bahía, Brasil. Los análisis revelan la contribución de la cartografía escolar en la comprensión de conceptos geográficos con énfasis en los aspectos del lugar.
Descargas
Citas
ALMEIDA Rosângela Doin de. Cartografia para crianças e escolares: uma área de conhecimento? Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 13, p. 10-20, jan./jun., 2017.
DUARTE, Ronaldo Goulart. A cartografia escolar e o pensamento (geo)espacial: alicerces da educação geográfica.In: ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira roque et al. (Orgs.) Conhecimentos da Geografia: percursos de formação docente e práticas na educação básica. Belo Horizonte: IGC, 2017. P. 28-52.
FRANCISCHETT, Mafalda Nesse. A Cartografia no ensino da Geografia: construindo os caminhos do cotidiano. Grafit. Francisco Beltrão –Pr. 1997.
FERREIRA, Rodrigo, Mazzetti; ZACHARIAS, Andrea Aparecida. As contribuições da cartografia no estudo da paisagem no município de Ourinhos/SP: propostas para discussões nas séries iniciais. Revista Eletrônica de Geografia Territorium Terram. V. 02, Nº 03, p.66-74|Out./Mar. 2013/2014. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/territorium_terram. Acesso em: 03 agos. 2019.
CALLAI, Helena C. O estudo do município ou a Geografia nas séries iniciais. In: CASTROGIOVANI, Antonio C (org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 3 ed. Porto Alegre: UFRGS/AGB-Seção Porto Alegre, 2000. P. 57-64.
OLIVEIRA, Lidiane Bezerra. Ensinar sobre a concentração e a desconcentração industrial utilizando a cartografia. In: RICHTER, Denis; CAMPOS, Laís rodrigues (Orgs.) Cartografia Escolar. Goiânia: Editora espaço acadêmico, 2017. P. 11-28.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Geopauta

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY, que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
A Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
A Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.