Geografía cotidiana: la enseñanza del contenido geográfico a través de la técnica de la tormenta de ideas
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v3i2.5643Palabras clave:
Enseñanza. Geografía.Resumen
Este artículo analiza el uso de la "tormenta de ideas" en la enseñanza de la geografía. Esta técnica es de origen paradidatico y al adaptarla a la enseñanza, es posible usarla con los estudiantes, despertando su interés en los contenidos a través de la problematización con respecto a sus vidas diarias y eventos fuera de sus espacios de vida, siempre que incluyan sus conocimientos. Por lo tanto, se propuso verificar la eficiencia de este recurso con respecto a esta función pedagógica. A través de la práctica, es plausible aplicarlo identificando que los estudiantes se volvieron más participativos en las clases y, en consecuencia, aprendieron los contenidos.
Descargas
Citas
CAVALCANTI, Lana de Sousa. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. In: I seminário nacional: currículo em movimento – perspectivas atuais. Anais... Belo Horizonte: UFG, 2010. p. 1-16. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7167-3-3-geografia-realidade-escolar-lana-souza&category_slug=dezembro-2010-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 12/09/2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1992.
LIMA, Janete Aparecida de; THOMAZ, Sérgio Luiz. O estudo do lugar e a formação do aluno cidadão. In: PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: produções didático-pedagógica, 2008. Curitiba: SEED/PR., v. 2, 2011. (Caderno PDE). Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_janete_aparecida_lima.pdf> Acesso em: 15/09/2019.
MAZZOTTI, Karla; BROEGA, Ana Cristina; GOMES, Luiz Vidal Negreiros. A Exploração da Criatividade, através do uso da técnica de brainstorming, adaptada ao processo de criação em moda. In: 1º Congresso Internacional de Moda e Design – 1º CIMODE. Anais... Guimarães/Portugal, 2012. p. 2970-2987. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/55622453.pdf> Acesso em: 12/09/2019.
NÓBREGA, Maria de Magdala; LOPES NETO, Davi; SANTOS, Sergio Roberto dos. Uso da técnica de Brainstorming para tomada de decisões na equipe de enfermagem de saúde pública. Revista Brasileira de Enfermagem. Brasília, v. 50, n. 2, p. 247-256, abr./jun. 1997. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v50n2/v50n2a09.pdf> Acesso em: 11/09/2019.
SILVA, Vânia Regina Jorge da. Os conceitos geográficos e sua importância na formação do professor para uma didática escolar. Revista Digital Simonsen. Rio de Janeiro, n. 4, 2016. Disponível em: <http://www.simonsen.br/revista-digital/wp-content/uploads/2016/06/45-Revista-Simonsen_N4-Vânia-Regina.pdf> Acesso em: 15/09/2019.
TOZETTO, Susana Soares. Docência e formação continuada. In: XIII Congresso Nacional de Educação. Anais... Curitiba, 2017. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23503_13633.pdf> Acesso em: 12/09/2019.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Geopauta

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY, que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
A Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
A Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.