Geopauta: Revista de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, associada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia, http://www2.uesb.br/ppg/ppgeo/ Vinculada ao Departamento de Geografia-DG. Visa fortalecer a veiculação científica da Geografia. 

O acesso eletrônico amplia seu raio de ação, possibilitando acesso gratuito à produção científica veiculada,

 A revista tem por objetivos a divulgação de trabalhos científicos, resultantes de pesquisas densas, vinculadas a projetos de pesquisa e seus respectivos pesquisadores, pesquisas de mestrado, doutorado e outros.

PÚBLICO ALVO

Tem como público alvo pesquisadores da Geografia e ciências afins.

A revista Geopauta busca contribuir na divulgação de reflexões sobre temas atuais e relacionados à área de geografia, tais como: Produção do espaço, Teorias e epistemologia da Geografia, Urbanização e cidades; cidades pequenas e médias; rede urbana, Território; questões ligadas aos espaços rurais: movimentos sociais no campo e na cidade; memória; Ensino de Geografia; Relação Sociedade e Natureza, questões ambientais, dinâmica da natureza, geoprocessamento, globalização e desenvolvimento e outros.


SEÇÕES DA REVISTA

A Revista classificará as colaborações de acordo com as seguintes seções:

  1. Artigos Técnico-Científicos: textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas
  2. Eventualmente serão publicados artigos em dossiês temáticos

A critério da Comissão Editorial poderão ser publicados artigos relevantes e obras clássicas de divulgação nacional e internacional, de acordo com as regras relativas a direito autoral.

 

Periodicidade

A periodicidade da revista será quadrimestral

 Portais/Repositórios de Periódicos

Revista incluída no Repositório Institucional da UESB http://periodicos2.uesb.br/

Conflito de Interesse

Em caso de relação de proximidade com pessoas, instituições ou lugares, a atenção deve ser redobrada para evitar um conflito de interesse. Neste sentido solicita-se aos autores e revisores contatarem com o Conselho Editorial da Revista em caso de se evidenciar:

. Ligações e conflitos pessoais e institucionais (de caráter familiar e partidário) entre revisores e autores;

Processo de avaliação pelos pares

Os artigos submetidos à revista Geopauta, serão avaliados por Pareceristas externos escolhidos por especialidade e/ou afinidade ao tema dos trabalhos a serem apreciados, tais trabalhos poderão ser avaliados e reavaliados conforme a necessidade indicada em cada parecer.

A avaliação do trabalho será embasada na originalidade, relevância científica, correção, clareza e qualidade gráfica das ilustrações.

Os pareceres poderão ser de aceite para publicação, aceite para publicação com correção ou não aceite para publicação.

Em caso de artigo com parecer não aceite este poderá ser reencaminhado para avaliação numa etapa posterior caso seja de interesse da revista à publicação do artigo submetido.

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, devem-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade dos autores e avaliadores ente os mesmo durante o processo. Assim:

Os autores devem excluir os nomes  do texto substituindo por “autor” e ano em notas, títulos do artigo em partes do conteúdo do texto. Deve ser removida a identificação do(s) autores das propriedades do documento Word (no menu Arquivo>Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, clicando na sequencia: Arquivo> Salvar como...>Ferramentas, Salvar.

Palavras-Chaves

No sentido de garantir veiculação ideal do artigo submetido e facilitar pesquisa com as novas ferramentas, especial atenção deve ser dedicada no momento de indicação das palavras-chaves no tópico 3.4 (Indexação da Submissão), com escolha daquelas representativas do conteúdo do trabalho.

 Idiomas de Publicação

Com vistas a ampliação do raio de abrangência a Geopauta  realiza esforços no sentido de disponibilizar trabalhos em português e eventualmente trabalhos em espanhol e Inglês. Os originais serão publicados, conforme submissão e aprovação por parecer. Todos os artigos devem obrigatoriamente ter o resumo em ingles, espanhol e português.

Os manuscritos devem ser redigidos em linguagem acessível, evitando-se o jargões teóricos  e as formulações de difícil interpretação pelo leitor, desde que não prejudique a qualidade do trabalho, os trabalhos em Português deverão expressamente seguir as normas da ABNT, 10520/2002, ABNT 6023/2002 e ABNT  14724/2011, para os eventuais artigos de origem do espanhol ou inglês  publicar-se-á no formato APA6ªEDIÇÃO.

Patrocinio da Revista

Edições UESB