“OS COMENTÁRIOS É QUE VALERAM A PENA”: PRÁTICAS DE LETRAMENTO E HETERONORMATIVIDADE EM REDE SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5693Palavras-chave:
Letramento, Rede Social, Heteronormatividade, EducaçãoResumo
Temos como objetivo construir uma compreensão sobre como práticas de letramento constituem-se de modo potente para produção de posicionamentos sobre o mundo social, a partir de análise de comentários publicados em uma rede social. Considerando-se a situacionalidade do evento de letramento em voga – os comentários de uma revista de educação tematizando questões de gênero e sexualidade – temos ainda o propósito de analisar como a heteronormatividade é justificada ou mantida como um enquadre epistêmico nos posicionamentos dos enunciadores dos comentários. Como resultados, apontamos que os comentários tomam como base mais a leitura de comentários anteriores do que o artefato publicado em si, bem como a religiosidade apresenta-se como uma episteme evocada para justificar posicionamentos conservadores que negam outras formas de viver o mundo social que não na ordem heteronormativa. Concluímos com alguns desafios que são postos ao campo da educação e dos estudos da linguagem.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.