FORMAÇÃO DE PROFESSORES CONTRA O DUALISMO DA PELE DE ONAGRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.6249

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação, Conhecimento

Resumo

O presente texto é instrumento por meio do qual abordamos a importância dos conhecimentos clássicos na constituição da formação de professores. Para atingir este objetivo, partimos da dinâmica entre apropriação e objetivação a partir das contribuições da ontologia lukacsiana. Abordamos o conto “A Pele de Onagro” de Balzac como recurso para demonstrar a tese de que a apropriação dos conhecimentos clássicos numa orientação crítica ontológica é indispensável para uma ampliação e aprofundamento da concepção de mundo e de sociedade dos alunos e não o seu rebaixamento. Isto demanda um esforço teórico e ao mesmo tempo prático. Teórico no sentido de compreender os aspectos formativos dos seres humanos ao longo da dinâmica de reprodução social e, também, no que se refere à identificação das formas mais desenvolvidas do conhecimento. Ao mesmo tempo e indissociavelmente está o desafio prático em concretizar ações educacionais que possibilitem a elevação do nível intelectual dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Rossi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Brasil

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP/FCT), Presidente Prudente – SP. Docente e pesquisador na Faculdade de Educação e no Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande – MS.

Referências

BALZAC, H. A pele de onagro. Porto Alegre – RS: L & PM, 2018.

DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressureição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas – SP: Autores Associados, 2016.

LUKÁCS, G. Il Lavoro. In: Per una Ontologia dell’essere sociale. Roma: Riuniti, 1981, p. 11-131. (Tradução Mimeo.de Ivo Tonet, 145p.)

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social – II. São Paulo: Boitempo: 2013.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. Campinas – SP: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11ª ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

Rossi, R. (2020). FORMAÇÃO DE PROFESSORES CONTRA O DUALISMO DA PELE DE ONAGRO. Práxis Educacional, 16(42), 348-361. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.6249