Anúncios

  • Abertura de submissões

    2023-01-27

    A Revista de Iniciação à Docência (RID) comunica que está aberta à submissão de artigos. As submissões podem ocorrer a qualquer tempo. Os manuscritos submetidos passam por processo de avaliação por pares e, se aceitos, são publicados na edição subsequente. 

    Com periodicidade semestral, a RID publica ensaios teóricos, resultados de pesquisas e relatos de experiência a respeito da formação, desenvolvimento profissional e inserção profissional de docentes em qualquer nível e modalidade de ensino.

    A publicação é exclusivamente on-line e seu acesso é livre e gratuito.

    Os textos devem ser submetidos pelo site da própria Revista, no qual é possível conferir as diretrizes para autores. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: rid.editoria@gmail.com.

    Saiba mais sobre Abertura de submissões
  • Chamada de artigos

    2022-09-28

    É com prazer que informamos abrimos submissões para o dossiê temático: "Formar docentes em uma cultura de paz, sustentabilidade, solidariedade e justiça social."

    Organizadores: professor José Beltrán Llavador (Universidade de Valência), professora Maria Alcantud Diaz (Diretora da Cátedra de Cooperação e Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Valência) e professora Silvana Nascimento Silva (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia).

    Resumo: Serão selecionados artigos com reflexões teóricas, relatos de experiências e resultados de pesquisa, que tratem da formação, do desenvolvimento profissional e da inserção profissional docentes, em contextos de disputas, tensões e avanços no que se refere ao papel da educação na construção de cidadania global, em prol de uma sociedade mais justa e solidária.

    Idioma: serão aceitos manuscritos em português e espanhol

    Calendário:

    Submissão de artigos: de 01 de outubro a 10 de dezembro de 2022.

    Publicação prevista: julho de 2023 em anexo ao primeiro número da revista em 2023.

    Observações:

    Os manuscritos devem seguir as normas de submissão da RID, conforme constam na página da revista: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/about/submissions

    No momento da submissão, indicar na área 'Comentários para o Editor': Artigo para o Dossiê Cultura de Paz.

    Esperamos contar com a colaboração de todos para realizarmos as avaliações dos manuscritos submetidos. Por isso, os autores poderão vir a ser chamados para atuarem também como pareceristas.

     

    Tenemos el agrado de informarles que hemos abierto postulaciones para el dossier temático con las siguientes características:

    Título: Formar docentes en una cultura de paz, sostenibilidad, solidaridad y justicia social.

    Organizadores: Profesor José Beltrán Llavador (Universidad de Valencia), Profesora Maria Alcantud Diaz (Directora de la Cátedra de Cooperación y Desarrollo Sostenible de la Universidad de Valencia) y Profesora Silvana Nascimento Silva (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahía).

    Resumen: Se seleccionarán artículos con reflexiones teóricas, relatos de experiencia y resultados de investigación, que traten sobre la formación, el desarrollo profesional y la inserción profesional de los docentes, en contextos de disputas, tensiones y avances en torno al papel de la educación en la construcción de una ciudadanía global a favor de una sociedad más justa y solidaria.

    Fechas:

    Envío de artículos: del 1 de octubre al 10 de diciembre de 2022.

    Publicación prevista: julio de 2023 adjunto al primer número de la revista en 2023.

    Comentarios:

    Los manuscritos deben seguir las reglas de envío del RID, como se muestra en la página de la revista: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/about/submissions

    En el momento del envío, indique en el área 'Comentarios al Editor': Artículo para el Dossier de Cultura de Paz.

    Esperamos contar con la colaboración de todos para realizar las evaluaciones de los manuscritos presentados. Por lo tanto, los autores pueden ser llamados a actuar también como árbitros.

    Saiba mais sobre Chamada de artigos
  • A RID lança suas Diretrizes Éticas e de Boas Práticas de Publicação

    2022-03-16

    Já está disponível, na página da Revista, o documento: "Diretrizes Éticas e de Boas Práticas de Publicação" (DEBPP), que estabelece o compromisso da RID com seus leitores, autores, revisores, membros da comissão editorial e equipe técnica. O documento também define diretrizes éticas para os envolvidos no processo de publicação.

    Acesse e conheça as DEBPP da RID: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/diretrizeseticas

    Saiba mais sobre A RID lança suas Diretrizes Éticas e de Boas Práticas de Publicação
  • Revista de Iniciação à Docência abre submissão de trabalhos

    2022-03-02

    A Revista de Iniciação à Docência (RID) está com inscrições abertas para submissão de artigos científicos que farão parte da próxima publicação. Com periodicidade semestral, a Revista publica trabalhos desenvolvidos em torno das discussões relacionados à formação docente, com especial atenção às questões envolvendo a iniciação à docência, de modo a refletir os avanços, entraves e limitações deste campo de conhecimentos e práticas.

    A RID divulga ensaios teóricos, relatos de experiência e resultados de pesquisas, auxiliando a valorização de iniciativas que contribuam tanto para a melhoria da formação de professores quanto para a transformações nas práticas pedagógicas, seja nas escolas ou nos cursos de formação docente. Os textos devem ser apresentados em língua portuguesa ou espanhola.

    Com acesso livre e gratuito, a Revista é um periódico exclusivamente on-line, funciona em fluxo contínuo, portanto não tem uma data limite de submissão. Os textos devem ser submetidos pelo site da própria Revista, no qual é possível conferir as diretrizes para autores e critérios de publicação.

    Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe da Revista pelo e-mail rid.editoria@gmail.com

    Saiba mais sobre Revista de Iniciação à Docência abre submissão de trabalhos
  • RID-UESB: 5 anos de existência

    2021-07-04

    Há exatos cinco anos, a Revista de Iniciação à Docência (RID-UESB) publicava seu primeiro número. Naquela ocasião, os textos apresentados eram quase todos de pesquisadores da UESB e a maioria apresentava resultados de pesquisas e relatos de experiências relacionados ao Pibid.
    Nesses cinco anos, a RID-UESB expandiu seu raio de influência, ampliou seu escopo, agregou interessados, consolidando-se como importante instrumento de divulgação de conhecimentos e de práticas relacionados à formação docente e, em especial, aos processos de inserção dos licenciandos em seu ambiente de trabalho.
    Queremos agradecer ao Prof. Dr. Paulo Marcelo Marini Teixeira, editor da RID-UESB no período de 2016-2020, a todos os membros do Conselho Editorial, aos autores, aos avaliadores, aos estagiários e, principalmente, a você, leitor, nossa razão de existir.

    Gratidão.

    Saiba mais sobre RID-UESB: 5 anos de existência