Anúncios

Informações sobre o dossiê Políticas Públicas e Formação Docente

2025-06-03

Recentemente o Portal de Periódicos da UESB passou por problemas técnicos que, infelizmente, resultaram em perda de informações referentes aos processos do ano de 2025, incluindo as submissões de manuscritos ao dossiê Políticas Públicas e Formação Docente.

Dessa maneira, os autores que ainda tenham interesse em publicar seu artigo conosco devem fazer nova submissão.

O processo seguirá o seguinte cronograma:
Ressubmissão: até 30 de junho de 2025
Previsão de publicação: outubro de 2025

Objetivo e escopo:

O dossiê tem como objetivo fomentar reflexões teóricas, discutir experiências e apresentar resultados de pesquisas que contribuam para o avanço do conhecimento sobre as políticas públicas e suas relações com a formação docente em diferentes contextos educacionais.

Serão aceitos trabalhos que explorem, entre outras possibilidades, os seguintes aspectos:

  • Análise crítica de políticas públicas voltadas para a formação inicial e continuada de professores e professoras;
  • Relações entre formação docente e políticas educacionais
  • Políticas de equidade e inclusão e suas implicações na formação do professorado
  • Políticas de valorização do magistério e sua relação com a formação e o desenvolvimento profissional docente.
  • Experiências inovadoras de formação docente associadas a políticas públicas.
  • Estudos comparativos sobre políticas de formação docente em diferentes contextos
  • Experiências relacionadas ao ensino de políticas públicas e disciplinas afins em cursos de formação docente.

Em caso de dúvidas, envie um email com o assunto "dossiê" para rid.editoria@gmail.com

Saiba mais sobre Informações sobre o dossiê Políticas Públicas e Formação Docente

Edição Atual

v. 9 n. 1 (2024): v.9 n.1 : (jan./dez., 2024)
					Visualizar v. 9 n. 1 (2024): v.9 n.1 : (jan./dez., 2024)
Publicado: 2024-03-04

Editorial

Apresentação

  • Apresentação: Estágio Supervisionado nas Licenciaturas

    Edvonete Souza de Alencar, Etienne Lautenschlager
    e14885; 1-4
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14885

Artigos

  • O coordenador pedagógico e a formação continuada de professores: reflexões sobre educação, escola e diversidades de gêneros

    Georgeton Pires Correia, Cínthia Maria Seibert Santos
    e13658; 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13658
  • Processos formativos da docência: relato de experiência do Programa Residência Pedagógica no núcleo de Geografia

    Letícia Almeida Lopes, Muriel Pinto
    e13530; 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13530
  • Faces da violência contra a mulher: a heterogeneidade discursiva como ferramenta metodológica

    Anna Biatrys Moura, Célia Maria de Medeiros
    e13938; 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13938
  • Cordéis na escola: a literatura como homenagem

    Natália Gonçalves de Souza Santos, Maria Clara Barbosa Bernardo
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14152
  • Estágio Curricular Supervisionado: O Currículo de Pedagogia da Universidade Federal da Grande Dourados

    Edvonete Souza de Alencar, Cristiane Ribeiro Cabral Rocha
    e13664; 1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13664
  • Concepções de estudantes do ensino médio sobre soluções químicas: reflexões a partir do desenvolvimento de uma sequência didática

    Gustavo Wendel Rodrigues Alves, Daniela Marques Alexandrino
    e13636; 1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13636
  • O estágio curricular supervisionado como espaço formativo para os saberes necessários à prática educativa

    Tiago Donizete Alves, Andréia Silva Abbiati
    e13597; 1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13597
  • Narrativas pedagógicas sobre a formação docente nos contextos de estágio supervisionado: caminhos e possibilidades de exploração

    Lucan Fernandes Moreno
    e13579; 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13579
  • Estágio Supervisionado na Educação Básica: experiências distintas contribuindo para a formação do pedagogo

    Simone de Souza, Cristiane Batistioli Vendrame
    e13517; 1-16
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13517
  • Reflexões acerca do estágio supervisionado nas licenciaturas: uma oportunidade de vivenciar a realidade escolar

    Camila Martins Januário de Freitas
    e13094; 1-14
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13094
  • Reflexões e apontamentos sobre o regime remoto a partir do Estágio Supervisionado em Ensino de Biologia fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica

    Ana Paula Biondo Lhamas, Izabela Lourenço Silva, Carolina Borghi Mendes
    e13691; 1-16
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13691
  • Orientação profissional: relato de experiência com alunos da 3ª série do Ensino Médio

    Lohana Oliveira Leite, Paloma Lima Viana, Carmem Virgínia Moraes da Silva
    e13689; 1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13689
  • Contribuições do estágio curricular supervisionado na formação e prática docente: análise com estudantes do curso de Pedagogia da UFPR

    Debora Cristina Lopes
    e13688; 1-21
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13688
  • Estágio supervisionado remoto na licenciatura em Física: o que dizem os licenciandos?

    Caroline Dorada Pereira Portela, Ivanilda Higa, Ivanilda Higa
    e13685; 1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13685
  • Observando para Transformar: contribuições do Estágio Supervisionado de observação para a Formação Inicial Docente

    Mellissa Moreira Figueiredo Barbosa, Marcela Eduarda Santos da Cruz
    e13683; 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13683
  • Relato de experiência: reflexão sobre docência a partir do estágio supervisionado em Geografia no IF Baiano

    Michely da Silva Felix, Adriele dos Santos Oliveira, Aline dos Santos Lima
    e13676; 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13676
  • Projeto de Investigação em Docência: uma proposta de estágio com pesquisa na formação inicial docente

    Leandro de Oliveira Rabelo, Maria Lucia Vital dos Santos Abib
    e13668; 1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13668
  • Estágio curricular em Sociologia e a formação docente: experiências em uma escola de Ensino Médio em Petrolina-PE

    Zulcimara Araujo Amorim, Rosicleide Araújo de Melo
    e13666; 1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13666
  • História da Química e Histórias em Quadrinhos: relato de experiência no estágio supervisionado na Licenciatura em Química

    Maria Gabriela da Costa Melo, Leossandra Cabral de Luna
    e13665; 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13665
  • Iniciación a la práctica profesional en educación primaria: informe de una experiencia de innovación didáctica con la mediación del programa Erasmus Pro

    Florbela Rodrigues, Maria Eduarda Ferreira
    e13641; 1-16
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13641
  • Saberes Docentes no Ensino Superior: Desafios e Tendências

    Jhones Rodrigues de Jesus, Christian Santos Fonseca, Guadalupe Edilma Licona de Macedo
    e14658; 1-16
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14658
  • Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade: Experiência de Estágio na Licenciatura em Ciências Biológicas

    Thaís Mendes Rocha, Josie Agatha Parrilha da Silva
    e13988; 1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13988
  • O programa residência pedagógica e a formação docente em licenciatura em Física: relato de experiência em uma turma de eletrotécnica do IFRN campus Caicó

    Álison Pereira da Silva, Hugo Vitor Freitas Guedes, Mikael Jakson Silva Gomes
    e14908; 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14908
  • Organização textual e argumentação aplicadas ao gênero “coluna jornalística”

    Igor Frontelmo Mendonça, João Antônio Lopes da Silva
    e14880; 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14880
  • Residência Pedagógica em Língua Portuguesa: memórias, reflexões e experiências na busca de uma educação atenta às relações étnico-raciais

    Michele de Jesus Santos
    e14737; 1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14737
  • Tematizando o futsal nas aulas de educação física no ensino médio integrado

    Ivia Salarolli Alves, Larissa Beraldo Kawashima, Marcos Roberto Godoi
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14887
  • Estratégias computacionais para visualização de biomoléculas com aplicações para o ensino e estímulo à pesquisa em biologia no ensino médio

    Zaira Oliveira Santos, Bruno Silva Andrade, Rodrigo da Luz Silva
    e14854; 1-21
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14854
  • Quando as palavras fracassam a música fala: memórias de experiências de vozes universitárias que emergem em playlists musicais, sob a forma de podcasts, nas aulas de Oralidade, em uma Licenciatura

    Marcelo Vieira da Nóbrega
    e15423; 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.15423
  • Análise do estágio de docência nos programas de pós-graduação como espaço de formação pedagógica do professor do ensino superior

    Clarisse Silva Caetano, Jairo Antonio Paixão, Doiara Silva dos Santos
    e15112; 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.15112
  • erspectivas e desafios: um diálogo sobre a importância das tecnologias para o Ensino de Matemática

    Jairon da Conceição Lima
    e14558; 1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14558
  • Contos acerca dos/nos encantos e desencantos da/na reforma do “Novo Ensino Médio”: o que se mostra da/na percepção de professores de Química em formação

    Maria Tereza Greff Benites, Elka Monaliza da Silva Santos, Vivian dos Santos Calixto
    e15420; 1-21
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.15420
  • Estágio supervisionado em ambiente não escolar: um olhar sobre a atuação da(o) profissional de Pedagogia

    Francisco Claudio da Paz, Ana Paula Vieira e Souza, Deyverson Luener de Oliveira Ferreira
    e13786; 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13786
Ver Todas as Edições