Notícias

Chamada de artigos para compor o Dossiê: Políticas Públicas e Formação Docente

2024-10-14

Dossiê Temático: Políticas Públicas e Formação Docente

Editores:

Daisi Teresinha Chapani (UESB) 

Beatriz Salemme Corrêa Cortela (UNESP)

Pedro Fonseca de Vasconcelos (UESB)

Cronograma:

Submissão: de 03/02/2025 a  31/03/2025

Previsão de publicação: agosto de 2025.

Objetivo e escopo:

O dossiê tem como objetivo fomentar reflexões teóricas, discutir experiências e apresentar resultados de pesquisas que contribuam para o avanço do conhecimento sobre as políticas públicas e suas relações com a formação docente em diferentes contextos educacionais.

Serão aceitos trabalhos que explorem, entre outras possibilidades, os seguintes aspectos:

  • Análise crítica de políticas públicas voltadas para a formação inicial e continuada de professores e professoras
  • Relações entre formação docente e políticas educacionais
  • Políticas de equidade e inclusão e suas implicações na formação do professorado
  • Políticas de valorização do magistério e sua relação com a formação e o desenvolvimento profissional docente.
  • Experiências inovadoras de formação docente associadas a políticas públicas.
  • Estudos comparativos sobre políticas de formação docente em diferentes contextos
  • Experiências relacionadas ao ensino de políticas públicas e disciplinas afins em cursos de formação docente.

As submissõs devem ser realizadas a partir de 03/02/2025, conforme as diretrizes da revista (https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/about/submissions) . Em caso de dúvidas, envie um email com o assunto "dossiê" para rid.editoria@gmail.com

  • Dossier Temático: Políticas Públicas y Formación Docente
    Editores:
    Daisi Teresinha Chapani (UESB)
    Beatriz Salemme Corrêa Cortela (UNESP)
    Pedro Fonseca de Vasconcelos (UESB)
    Presentación: del 03/02/2025 al 31/03/2025
    Previsión de publicación: agosto de 2025.
    Objetivo y alcance:
    El dossier tiene como objetivo incentivar reflexiones teóricas, discutir experiencias y presentar resultados de investigaciones que contribuyan al avance del conocimiento sobre las políticas públicas y sus relaciones con la formación docente en diferentes contextos educativos.
    Se aceptarán trabajos que exploren, entre otras posibilidades, los siguientes aspectos:
  • Análisis crítico de las políticas públicas dirigidas a la formación inicial y continua del professorado
  • Relaciones entre la formación docente y las políticas educativas
  • Políticas de equidad e inclusión y sus implicaciones para la formación docente
  • Políticas de valoración de la docencia y su relación con la formación docente y el desarrollo profesional.
  • Experiencias innovadoras de formación docente asociadas a políticas públicas.
  • Estudios comparados sobre políticas de formación docente en diferentes contextos.
  • Experiencias relacionadas con la enseñanza de políticas públicas y disciplinas afines en cursos de formación docente
Saiba mais sobre Chamada de artigos para compor o Dossiê: Políticas Públicas e Formação Docente

Edição Atual

v. 9 n. 1 (2024): (jan. - dez., 2024)
					Visualizar v. 9 n. 1 (2024): (jan. - dez., 2024)
Publicado: 2024-03-04

Apresentação

Artigos

  • Processos formativos da docência: relato de experiência do Programa Residência Pedagógica no núcleo de Geografia

    Letícia Almeida Lopes, Muriel Pinto
    e13530, 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13530
  • O coordenador pedagógico e a formação continuada de professores: reflexões sobre educação, escola e diversidades de gêneros

    Georgeton Pires Correia, Cínthia Maria Seibert Santos
    e13658, 1-16
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13658
  • Cordéis na escola: a literatura como homenagem

    Natália Gonçalves de Souza Santos, Maria Clara Barbosa Bernardo, Pedro Henrique Fagundes dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14152
  • Faces da violência contra a mulher: a heterogeneidade discursiva como ferramenta metodológica

    Anna Biatrys Moura, Célia Maria de Medeiros
    e13938, 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13938
  • História da Química e Histórias em Quadrinhos: relato de experiência no estágio supervisionado na Licenciatura em Química

    Maria Gabriela da Costa Melo, Leossandra Cabral de Luna
    e13665, 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13665
  • Estágio Curricular Supervisionado: O Currículo de Pedagogia da Universidade Federal da Grande Dourados

    Cristiane Ribeiro Cabral Rocha, Edvonete Souza de Alencar
    e13664, 1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13664
  • Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade: Experiência de Estágio na Licenciatura em Ciências Biológicas

    Thaís Mendes Rocha, Josie Agatha Parrilha da Silva
    e13988, 1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13988
  • Saberes Docentes no Ensino Superior: Desafios e Tendências

    Jhones Rodrigues de Jesus, Christian Santos Fonseca, Guadalupe Edilma Licona de Macedo
    e14658, 1-16
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14658
  • Navegando pelas formas: uma abordagem prática para explorar a geometria plana através da resolução de problemas

    Grace Kelly Souza Carmo Goulart, Relicler Pardim Gouveia, Katiene Alves Ferreira
    e14648, 1-23
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14648
  • Metodologias ativas em sala de aula de Ciências: um relato da regência na Residência Pedagógica Interdisciplinar Biologia

    Tayanara Sousa, Amélia Fernandes de Souza de Souza, Silvana do Nascimento Silva
    e14649, 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14649
  • A Oficina como espaço educativo e possibilitador de uma educação para as relações étnico-raciais na formação docente: um relato de experiência

    Joelson Alves Onofre
    e14699, 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14699
  • Reflexões sobre experiências formativas de três licenciandas em Química no estágio supervisionado no ensino fundamental

    Ana Thaís Pereira da Silva, Mileide Silva Nascimento, Dalila Ellen Moreira Lima, Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior
    e14843, 1-21
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14843
  • Residência Pedagógica em Língua Portuguesa: memórias, reflexões e experiências na busca de uma educação atenta às relações étnico-raciais

    Michele de Jesus Santos
    e14737, 1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14737
  • Organização textual e argumentação aplicadas ao gênero “coluna jornalística”

    Igor Frontelmo Mendonça, João Antônio Lopes da Silva
    e14880, 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14880
  • O programa residência pedagógica e a formação docente em licenciatura em Física: relato de experiência em uma turma de eletrotécnica do IFRN campus Caicó

    Álison Pereira da Silva, Hugo Vitor Freitas Guedes, Mikael Jakson Silva Gomes
    e14908, 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14908
  • Estratégias computacionais para visualização de biomoléculas com aplicações para o ensino e estímulo à pesquisa em biologia no ensino médio

    Zaira Oliveira Santos, Bruno Silva Andrade, Rodrigo da Luz Silva
    e14854, 1-21
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14854
  • Tematizando o futsal nas aulas de educação física no ensino médio integrado

    Ivia Salarolli Alves, Larissa Beraldo Kawashima, Marcos Roberto Godoi
    e-14887, 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14887
  • Perspectivas e desafios: um diálogo sobre a importância das tecnologias para o Ensino de Matemática

    Jairon da Conceição Lima
    e14558, 1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14558
  • Análise do estágio de docência nos programas de pós-graduação como espaço de formação pedagógica do professor do ensino superior

    Clarisse Silva Caetano, Jairo Antonio Paixão, Doiara Silva dos Santos
    e15112, 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.15112
  • Quando as palavras fracassam a música fala: memórias de experiências de vozes universitárias que emergem em playlists musicais, sob a forma de podcasts, nas aulas de Oralidade, em uma Licenciatura

    Marcelo Vieira da Nóbrega
    e15423, 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.15423

Dossiê: Estágio Supervisionado nas Licenciaturas

  • Apresentação: Estágio Supervisionado nas Licenciaturas

    Edvonete Souza de Alencar, Etienne Lautenschlager
    e14885, 1-4
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14885
  • Reflexões e apontamentos sobre o regime remoto a partir do Estágio Supervisionado em Ensino de Biologia fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica

    Ana Paula Biondo Lhamas, Izabela Lourenço Silva, Carolina Borghi Mendes
    e13691, 1-16
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13691
  • Orientação profissional: relato de experiência com alunos da 3ª série do Ensino Médio

    Lohana Oliveira Leite, Paloma Lima Viana, Carmem Virgínia Moraes da Silva
    e13689, 1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13689
  • Contribuições do estágio curricular supervisionado na formação e prática docente: análise com estudantes do curso de Pedagogia da UFPR

    Debora Cristina Lopes
    e13688, 1-21
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13688
  • Estágio supervisionado remoto na licenciatura em Física: o que dizem os licenciandos?

    Caroline Dorada Pereira Portela, Ivanilda Higa
    e13685, 1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13685
  • Observando para Transformar: contribuições do Estágio Supervisionado de observação para a Formação Inicial Docente

    Marcela Eduarda Santos da Cruz, Mellissa Moreira Figueiredo Barbosa
    e13683, 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13683
  • Projeto de Investigação em Docência: uma proposta de estágio com pesquisa na formação inicial docente

    Leandro de Oliveira Rabelo, Maria Lucia Vital dos Santos Abib
    e13668, 1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13668
  • Relato de experiência: reflexão sobre docência a partir do estágio supervisionado em Geografia no IF Baiano

    Michely da Silva Felix, Adriele dos Santos Oliveira, Aline dos Santos Lima
    e13676, 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13676
  • Estágio curricular em Sociologia e a formação docente: experiências em uma escola de Ensino Médio em Petrolina-PE

    Zulcimara Araujo Amorim, Rosicleide Araújo de Melo
    e13666, 1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13666
  • Iniciação à prática profissional no ensino básico: relato de uma experiência de inovação didática com a mediação do programa Erasmus Pro

    Florbela Rodrigues, Maria Eduarda Ferreira
    e13641, 1-16
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13641
  • Concepções de estudantes do ensino médio sobre soluções químicas: reflexões a partir do desenvolvimento de uma sequência didática

    Gustavo Wendel Rodrigues Alves, Daniela Marques Alexandrino
    e13636, 1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13636
  • O estágio curricular supervisionado como espaço formativo para os saberes necessários à prática educativa

    Tiago Donizete Alves, Andréia Silva Abbiati
    e13597, 1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13597
  • Narrativas pedagógicas sobre a formação docente nos contextos de estágio supervisionado: caminhos e possibilidades de exploração

    Lucan Fernandes Moreno
    e13579, 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13579
  • Estágio Supervisionado na Educação Básica: experiências distintas contribuindo para a formação do pedagogo

    Simone de Souza, Cristiane Batistioli Vendrame
    e13517, 1-16
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13517
  • Reflexões acerca do estágio supervisionado nas licenciaturas: uma oportunidade de vivenciar a realidade escolar

    Camila Martins Januário de Freitas
    e13094, 1-14
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13094
  • Estágio supervisionado em ambiente não escolar: um olhar sobre a atuação da(o) profissional de Pedagogia

    Francisco Claudio da Paz, Ana Paula Vieira e Souza, Deyverson Luener de Oliveira Ferreira
    e13786, 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13786

Lista de Pareceristas ad hoc

Ver Todas as Edições