Anúncios

Informações sobre o dossiê Políticas Públicas e Formação Docente

2025-06-03

Recentemente o Portal de Periódicos da UESB passou por problemas técnicos que, infelizmente, resultaram em perda de informações referentes aos processos do ano de 2025, incluindo as submissões de manuscritos ao dossiê Políticas Públicas e Formação Docente.

Dessa maneira, os autores que ainda tenham interesse em publicar seu artigo conosco devem fazer nova submissão.

O processo seguirá o seguinte cronograma:
Ressubmissão: até 30 de junho de 2025
Previsão de publicação: outubro de 2025

Objetivo e escopo:

O dossiê tem como objetivo fomentar reflexões teóricas, discutir experiências e apresentar resultados de pesquisas que contribuam para o avanço do conhecimento sobre as políticas públicas e suas relações com a formação docente em diferentes contextos educacionais.

Serão aceitos trabalhos que explorem, entre outras possibilidades, os seguintes aspectos:

  • Análise crítica de políticas públicas voltadas para a formação inicial e continuada de professores e professoras;
  • Relações entre formação docente e políticas educacionais
  • Políticas de equidade e inclusão e suas implicações na formação do professorado
  • Políticas de valorização do magistério e sua relação com a formação e o desenvolvimento profissional docente.
  • Experiências inovadoras de formação docente associadas a políticas públicas.
  • Estudos comparativos sobre políticas de formação docente em diferentes contextos
  • Experiências relacionadas ao ensino de políticas públicas e disciplinas afins em cursos de formação docente.

Em caso de dúvidas, envie um email com o assunto "dossiê" para rid.editoria@gmail.com

Saiba mais sobre Informações sobre o dossiê Políticas Públicas e Formação Docente

Edição Atual

v. 10 n. 1 (2025): v. 10 n. 1: (jan./dez., 2025)
					Visualizar v. 10 n. 1 (2025): v. 10 n. 1: (jan./dez., 2025)
Publicado: 2025-07-01

Artigos

  • Pibid-Música UnB: espaço e lugar de formação

    Liam Godoi Rosa Alves, Emmily Garcia Dias, Ricardo Leal Ferreira Filho, Jéssica de Almeida
    e17028, 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v10i1.17028
  • A língua inglesa na escola: feira escolar de Língua Inglesa – relato de experiência profissional numa instituição escolar do Cuito-Bié, Angola

    Joaquim Pereira Bravo
    e17082, 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v10i1.17082
  • Roteiro para transformar a prática pré-profissional em um instituto de formação de professores no Uruguai

    Jimena Olivero, Silvana Barceló Chiruchi, Amanda Carrión Ibarra, Silvia Umpiérrez Oroño
    e17086, 1-28
    DOI: https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v10i1.17086
  • Pibid Unilab e cartas pedagógicas: quais as contribuições para a formação inicial de professores?

    Andrea Hillary Morais Albuquerque, Elcimar Simão Martins, Elisangela André da Silva Costa, Reginaldo Nunes de Oliveira
    E17096, 1-16
    DOI: https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v10i1.17096

Dossiê: Políticas Públicas

  • O perfil e as atribuições de professores supervisores do Pibid: uma análise dos documentos oficiais

    Angelica Ramos da Luz, Amadeu Moura Bego, Paola Gimenez Mateus Alves
    e16789, 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v10i1.16789
  • Entre políticas públicas e vivências formativas: experiências do PIBID na UFRGS

    Caroline Teixeira Bordim
    e16792, 1-14
    DOI: https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v10i1.16792
  • A Relação Professor e Aluno na Formação Inicial de Professores de Matemática: Impactos e contribuições do PIBID e do Programa Residência Pedagógica

    Caroline Rodrigues Soares, Leonardo Corrêa Sabbado, Rita de Cássia de Souza Soares Ramos
    e16793, 1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v10i1.16793
  • Formação Docente em Movimento: O Estágio Supervisionado como espaço de aprendizagem

    Adriele dos Santos Oliveira, Michely da Silva Felix, Clóvis Costa dos Santos
    e16832, 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v10i1.16832
  • Incrementos à formação docente: leituras pedagógicas e geográficas do Programa Residência Pedagógica de Geografia do IFB

    Luan do Carmo da Silva
    e16896, 1-19
    DOI: https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v10i1.16896
  • Chão da Escola, Envolvimento e Experiência: a formação docente no contexto do estágio da disciplina de Pesquisa e Prática Educativa na Licenciatura de História/UFF

    Walter José Moreira Dias Junior, Christian Augusto Faria de Lima de Morais, Luana Gasparello Portugal, Maria Rocha Estebanez
    DOI: https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v10i1.17011
  • Reflexões sobre as DCN/2024: apontamentos fundamentados na pedagogia histórico-crítica

    Hinan Tsai Sun, Edgar Bendahan Rodrigues
    e17052, 1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v10i1.17052
  • Curricularização da Extensão e Diretrizes para Formação de Professores: uma reformulação da Licenciatura em Biologia

    Luiz Gustavo Ferreira
    e17059, 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v10i1.17059
  • Políticas e Diretrizes na Formação de Professores: Entre a História, a Profissionalização e a Prática Pedagógica

    Laíza Ribeiro Pinheiro, Rafael Moreira Siqueira
    e17128, 1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v10i1.17129
Ver Todas as Edições