A inserção da criança de seis anos no ensino fundamental de nove anos: uma perspectiva pedagógica

Autores

  • Claudionor Alves da Silva
  • Ana Mara Trindade Lima
  • Nádia Bianca Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v1i2.1599

Resumo

A inserção da criança de seis anos no ensino fundamental no Brasil ocorre tardiamente, considerando os pressupostos teórico-metodológicos divulgados a partir do ano de 1970. Até então, não acreditávamos que as crianças de seis anos tivessem competências e/ou habilidades para o aprendizado e desenvolvimento da linguagem escrita. Outro aspecto que contribui para esse atraso tem relação com as políticas de financiamento da educação, pois o Fundo de Desenvolvimento de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) 4 , instituído em 1997, não financiava a educação de crianças menores de sete anos de idade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DA SILVA, Claudionor Alves; LIMA, Ana Mara Trindade; CARDOSO, Nádia Bianca. A inserção da criança de seis anos no ensino fundamental de nove anos: uma perspectiva pedagógica. Revista de Iniciação à Docência, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 20–33, 2017. DOI: 10.22481/rid-uesb.v1i2.1599. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/rid/article/view/1599. Acesso em: 8 jul. 2025.