A inserção da criança de seis anos no ensino fundamental de nove anos: uma perspectiva pedagógica

Autores

  • Claudionor Alves da Silva
  • Ana Mara Trindade Lima
  • Nádia Bianca Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v1i2.1599

Resumo

A inserção da criança de seis anos no ensino fundamental no Brasil ocorre tardiamente, considerando os pressupostos teórico-metodológicos divulgados a partir do ano de 1970. Até então, não acreditávamos que as crianças de seis anos tivessem competências e/ou habilidades para o aprendizado e desenvolvimento da linguagem escrita. Outro aspecto que contribui para esse atraso tem relação com as políticas de financiamento da educação, pois o Fundo de Desenvolvimento de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) 4 , instituído em 1997, não financiava a educação de crianças menores de sete anos de idade.

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Como Citar

da Silva, C. A., Lima, A. M. T., & Cardoso, N. B. (2017). A inserção da criança de seis anos no ensino fundamental de nove anos: uma perspectiva pedagógica. Revista De Iniciação à Docência, 1(2), 20-33. https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v1i2.1599