Uso de planilhas eletrônicas como ferramentas educacionais aplicadas à robótica móvel
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.13860Abstract
O uso de softwares de simulação aplicados à área de robótica é de grande utilidade para fins educacionais, uma vez que ajuda os estudantes no processo de entendimento de implementação dos algoritmos de controle. Em robótica móvel, alguns softwares, como o Matlab e Octave contém pacotes prontos que auxiliam a desenvolver esse algoritmos, como o seguimento de trajetórias. Além disso, esses pacotes podem ser associados a outros softwares, como o simulador CoppeliaSim. Embora alguns softwares possuam versões educacionais com limitações de uso, estes podem exigir recursos computacionais elevados. O uso de planilhas eletrônicas como o Calc, componente do pacote LibreOffice, pode ser uma ferramenta facilitadora nesse processo de entendimento de disciplinas como a robótica. Ferramentas gráficas podem ser aplicadas na apresentação de resultados, como o seguimento de trajetórias. Além disso, a implementação dos algoritmos é facilitada pelo fato de não se necessitar de uma linguagem de programação. Neste texto, foi utilizada uma planilha para simular robôs móveis com geometria de Ackerman, bem como robôs com ação diferencial aplicado ao seguimento de linhas, postura e de trajetória desses robôs móveis.
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