Ensino de Matemática com a Robótica: Uma Proposta de Recurso Didático
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.13983Resumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa já concluída, em que se investigou como a robótica pode ser utilizada como recurso didático aliado a metodologia de resolução de problemas e a ideia de gamificação para o ensino e a aprendizagem de matemática. No presente trabalho temos por objetivo relatar o processo de criação de um Robô Educacional, para ser utilizado como recurso didático nas aulas de matemática. A proposta apresentada contempla a construção deste Robô, dividida em duas partes: mecânica e a construção do algoritmo do projeto. A parte mecânica trata da descrição dos componentes do Robô Educacional e sua montagem, já na parte da construção do algoritmo são expostos os códigos que permitem o funcionamento do Robô. A utilização da robótica educacional poderá auxiliar o aluno a desenvolver: lateralidade, noções de espaço, conceitos geométricos, raciocínio lógico, interpretação e análise de dados, criticidade e tomada de decisões. Na pesquisa citada, o Robô Educacional foi utilizado para estimular os discentes a resolver uma lista de tarefas matemáticas como forma revisar o conteúdo estudado no ano letivo anterior. Ressaltamos que, neste caso, o Robô Educacional associado a gamificação foi um recurso didático capaz de instigar os discentes na realização das tarefas propostas nas aulas de matemática e proporcionar um ambiente de aprendizagem por meio do trabalho colaborativo. Por outro lado, como resultado do processo de construção do Robô Educacional, obtemos um recurso didático de baixo custo e que pode ser confeccionado por professores de todos os níveis de ensino e alunos de graduação.
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