Potencialidades do software GeoGebra na resolução de Atividade de Situações Problemas em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.13876Resumo
Esse artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo apresentar contribuições do software GeoGebra no desenvolvimento da habilidade de resolver e elaborar problemas sobre equações polinomiais de 2º grau do tipo ax2 = b, por meio da análise de uma tarefa envolvendo situações problema do 8º ano do Ensino Fundamental. Ainvestigação realizada foi de natureza qualitativa e considerou todas as ações e operações das atividades realizadas no GeoGebra por meio da metodologia de ensino “Atividade de Situações Problemas em Matemática”. Como resultado, identificamos que a tarefa analisada contribuiu para a construção e assimilação de modelos e conceitos matemáticos da álgebra com apoio de conceitos de geometria, mais especificamente, cálculo de áreas de figuras planas e planificaçãode figuras espaciais. Com isso, acreditamos que, ao utilizar o GeoGebra em conjunto com uma sequência de tarefas bem planejada, pode proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de habilidades relacionadas tanto às tecnologias digitais, como às de matemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 INTERMATHS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All content of Revista INTERMATHS/Journal INTERMATHS is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0).