Chamada para publicação v.13, n.2, 2025
A alfabetização, o aprendizado de leitura, escrita e de línguas materna e estrangeiras constituem processos cognitivos complexos que envolvem a articulação de vários níveis da língua(gem). Nesse sentido, buscando formas de compreensão desses processos, bem como formas de otimizá-los, propomos lançar nosso olhar para o papel do componente sonoro.
Tendo como foco a relação do componente sonoro com a alfabetização, o aprendizado de leitura, escrita e de línguas materna e estrangeiras, temos por objetivo agregar resultados de pesquisas que tratem dessas temáticas desenvolvidas a partir do uso de alguma teoria fonológica quer segmental ou suprassegmental.
Nosso intuito é demonstrar a aplicabilidade das teorias fonológicas em questões de ensino, evidenciando a estreita relação entre teoria e prática; universidade e sala de aula.
Assim, almejamos trazer contribuições teórico-práticas para os alfabetizadores, professores de língua portuguesa e línguas estrangeiras.
Data para submissão: até dia 30 de Outubro de 2025