THE RELEVANCE OF PHONETICS TEACHING FOR ENGLISH SOUNDS PERCEPTION
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v4i2.13244Palavras-chave:
Ensino de Fonética. Percepção Auditiva. Vogais Altas Frontais Inglesas.Resumo
Como muitas pesquisas têm demonstrado as contribuições da instrução fonética na produção e percepção da fala de aprendizes de L2/LE, este estudo busca investigar o papel do ensino de fonética no que diz respeito à percepção das vogais altas frontais inglesas /i/ e /ɪ/ por aprendizes brasileirosde uma escola internacional de idiomas. Pré e pós-testesde identificaçãoforam elaborados através do software TP (RAUBER; RATO;KLUGE; SANTOS, 2012) com o propósito de medir a percepção dos participantes quantoàs vogais mencionadas acima. Comparando os resultados obtidos nos testes, é possível afirmar que os aprendizes, que receberam instrução fonética sobre as vogais altas frontais inglesas /i/ e /ɪ/, demonstraram um melhor desempenho na distinçãoe interpretação detais sons acuradamentedo que os aprendizes, que não receberam nenhuma instrução. Isto significa que o ensino de fonética aprimora a percepção de sons por parte dosaprendizes de inglês.
Downloads
Referências
ALLAN, D. Oxford placement test 2. Oxford: Oxford University Press, 2004.ARAÚJO, L.M. M.; FENIMAN, M.R.; CARVALHO, F.R. P. de; LOPES-HERRERA, S.A. Ensino da língua inglesa: contribuições da fonética, fonologia e do processamento auditivo. Pró-Fono Revista de Atualização Científica. 2010, p. 183-188. AZEREDO SILVA, F.C. Contribuições da fonética e dafonologia ao ensino de língua estrangeira: o caso das vogais altas frontais e do glide /j/ no inglês e no português brasileiro. Master’s Dissertation. Belo Horizonte: UFMG, 2004. BAPTISTA, B. O. The acquisition of English vowels by Brazilian-Portuguese speakers.Florianópolis: UFSC, 2000.BARREIRA, S.R.C. O desenvolvimento da compreensão oral por meio de instrução explícita sobre a fonologia do inglês em estágios iniciais da aprendizagem.Master’s Dissertation. Fortaleza: UEC, 2008.BAUMAN-WANGLER, J.A. Articulatory and phonological impairments: a clinical focus. 4thed. Boston: Pearson/Allyn & Bacon, 2012.CELCE-MURCIA, M.; BRINTON, D.M.; GOODWIN, J.M.; GRINER, B. Teaching pronunciation: a coursebookand reference guide. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.COATS, P. J. The effect of explicit instruction on the perception of Spanish stops by speakers of Korean. Master's Dissertation. Columbia: University of South Carolina, 2014.GHORBANI, M. R. The Impact of phonetic instruction on Iranian students’listening ability enhancement. The Asian EFL Journal, vol. 52, 2011, p. 24-34.GORDON, J.; DARCY, I.; EWERT, D. Pronunciation teaching and learning: effects of explicit phonetic instruction in the L2 classroom. In: LEVIS, J. ; LEVELLE, K. (eds.). Proceedings of the 4th Pronunciation in Second Language Learning and Teaching Conference. Iowa State University: 2013. p. 194-206.GOSWAMI, J.S.; CHEN, H-Y. The impact of instruction in phonetic andphonemic distinctions in sounds on the pronunciation of Spanish-speaking ESL learnersMEXTESOL Journal, vol. 34, nº 1, 2010, p. 29-39.
Lingu@ Nostr@ -Revista Virtual de Estudos de Gramática e Linguística do Curso de Letras da Faculdade de Tecnologia IPUC –FATIPUCISSN 2317-2320Língu@ Nostr@, Canoas, v. 4, n. 2, p. 3-22, jul.-dez. 201620GROOT, A.M. B. de. Language and cognition in bilinguals and multilinguals: an introduction.New York: Psychology Press,2011. DERWING, T.M.; MUNRO, M.J. Second language accent and pronunciation teaching: a research-based approach.TESOL Quarterly, vol. 39, nº 3, 2005, p. 379-397.FARIA, A. Applied phonetics: portuguesetext-to-speech. Berkeley: University of California, 2003. Retrieved from: <http://www1.icsi.berkeley.edu/~arlo/publications/faria_ling110_proj.pdf>. Date of access: June 1st, 2016.FLEGE, J.E. Interactions between the native and second-language phoneticssystems. In: BURMEISTER, Petra; PISKE, Thorsten; ROHDE, Andreas (eds.). An integrated view of language development: papers in honor of Henning Wode. Trier: Wissenschaftlicher Verlag, 2002, p. 217-244.______. A method for assessing the perception of vowels in a second language. In: FAVA, Elisabetta; MIONI, Alberto (eds.). Issues in clinical linguistics. Padova: UNIPRESS, 2003, p. 19-43.______. Second Language Speech Learning: Theory, findings, and problems. In: STRANGE, W. (ed.). Speech perception and linguistic experience: Issues in cross-language research. Timonium, MD: York Press, 1995, p. 233-277.FRASER, H. ESL pronunciation teaching: could it be more effective?. Paper presented at the ALAA Conference, Perth, 1999. Retrieved from: <https://www.cdu.edu.au/walking_talking_texts/documents/Pronunciation-paperbyHelenFraser.doc.>. Date of access: Jun. 20th, 2016._______. H.Teachers help students with pronunciation: a cognitive approach. Prospect, vol. 21, nº 1, 2006.KENNEDY, S.; BLANCHET, J.; TROFIMOVICH, P. L2 learners’ speech after French phonetics teaching. In: PRZEDLACKA, Joanna; MAIDMENT, John; ASHBY, Michael (eds.). Proceedings of the Phonetics Teaching and Learning Conference. London: UCL, 2013, p. 43-46. KISSLING, E.M. The effect of phonetics instruction on adults’ learners perception and production of L2 sounds. Doctoral Dissertation. Washington DC: Georgetown University, 2012.LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. Translation: Marcos Bagno et al. São Paulo: Parábola Editorial, 2008 [1972]. _________. Principles of linguistic change: internal factors. vol. 1. Cambridge: Blackwell, 1994.LADEFOGED, P.; JOHNSON, K. A course in phonetics. 6. ed. Boston: Cengage Learning, 2011.LARSEN-FREEMAN, D; CAMERON, L. Complex systems and applied linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2008.LOGAN, J. S.; PRUITT, J. S. Methodological issues in training listeners to perceive non-native phonemes. In: STRANGE, W. (ed.). Speech perception and linguistic
Lingu@ Nostr@ -Revista Virtual de Estudos de Gramática e Linguística do Curso de Letras da Faculdade de Tecnologia IPUC –FATIPUCISSN 2317-2320Língu@ Nostr@, Canoas, v. 4, n. 2, p. 3-22, jul.-dez. 201621experience: theoretical and methodological issues. Timonium, MD: York Press, 1995, p. 351-378.LINTUNEN, P. The effect of phonetic knowledge on evaluated pronunciation problems. In: PRZEDLACKA, Joanna; MAIDMENT, John; ASHBY, Michael (eds.). Proceedings of the Phonetics Teaching and Learning Conference. London: UCL, 2013, p. 55-58.LIPINSKA, D. Influence of formal instruction in english phonetics and phonology on Polish learners’ production of english /æ/. In: PRZEDLACKA, Joanna; MAIDMENT, John; ASHBY, Michael (eds.). Proceedings of the Phonetics Teaching and Learning Conference. London: UCL, 2013, p. 59-62.PISONI, D.; LIVELY, S. Variability and invariance in speech perception: a new look at some old problems in perceptual learning. In: STRANGE, W. (ed.). Speech perception and linguistic experience: theoretical and methodological issues. Timonium, MD: York Press, 1995, p. 443-459.RAUBER, A. S., RATO, A., SANTOS, G. R, KLUGE, D. C., FIGUEIREDO, M. TP:perception tests and perceptual training with imediate feedback. [software]. Retrieved from: <http://www.worken.com.br/tp_regfree.php>. Date of access: October 10th, 2015.ROACH, P. English phonetics and phonology:a practical course. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.SILVA, T.C. Pronúncia do inglês para falantes do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012.STEINBERG, M. Inglês norte-americano:pronúncia e morfologia. São Paulo: Nova Alexandria, 2006.STURM, J.L. Explicit phonetics instruction in L2 French: a global analysis of improvement. System, vol. 41, 2013, p. 654-662. TRUBETZKOY, N.S. Principles of phonology. Translation of Christiane A. M. Baltaxe. Berkeley/Los Angeles: University of California Press, 1971 [1958].ZIMMER, M.; SILVEIRA, R.; ALVES, U. K. Pronunciation instruction for Brazilians: bringing theory and practice together. New Castle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Língu@ Nostr@

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.