A influência da tecnologia na educação de jovens e adultos: uma abordagem desde a alfabetização a uma proposta de atividade de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13153

Palavras-chave:

Atividade, Educação de Jovens e Adultos, Língua Portuguesa, Tecnologias

Resumo

Com o avanço da tecnologia e a grande facilidade ao seu acesso, é imprescindível que a educação esteja inserida nessa modernidade, inclusive a Educação de Jovens e Adultos (EJA), pois aprender, utilizando-se dos recursos tecnológicos que contribuem para esse processo, torna o aprendizado mais coeso e mais relevante para o aluno adulto, uma vez que sai dos limites do antigo “be-a-bá”, ao qual, muitas vezes, ele estava acostumado a ver na escola, quando estavam na idade escolar. Talvez, por isso, tenha desistido dos estudos na época. Este trabalho é o resultado de uma proposta de atividade de língua portuguesa com o uso das tecnologias aplicadas com alunos da EJA, durante um projeto de reforço, realizado em uma Escola do Município de Itapicuru/BA, e tem o objetivo de otimizar o processo de leitura e escrita de alunos da EJA com o auxílio das tecnologias da informação e comunicação. Para isso, baseia-se no estudo do caso supracitado, valendo-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, e fundamenta-se em Freire (1989), Ferreiro (1983), Belloni (2009) e Trindade e Nunes (2018). Para coleta de dados, foram aplicados questionários aos docentes e entrevista com grupo focal aos alunos, além da observação. Foi possível concluir que os recursos utilizados como software educativo, emoticons, slides e áudio, foram importantes instrumentos de mediação no processo de aprendizagem dos alunos, visto que houve um avanço nos níveis de escrita desses discentes, além disso, também se percebeu que os alunos partícipes do projeto não se evadiram, o que leva a crer que o uso dessa ferramenta também contribui para a permanência do estudante na escola.

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Publicado

2020-11-08

Edição

Seção

Artigos - Dossiê