A Reforma Gerencial e suas implicações na Gestão Democrática da Escola Pública.
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v4i1.12246Palavras-chave:
Gestão gerencial, Política educacional, Gestão DemocráticaResumo
O presente artigo desenvolve uma discussão sobre as reformas educacionais e como estas incidem na gestão da escola pública. Para tanto, utiliza a pesquisa bibliográfica como forma de desenvolver a discussão. As análises demonstram que o Estado brasileiro tem produzido reformas na educação básica de perspectiva neoliberal, o que tem contribuído para a introdução de mecanismos da administração empresarial na gestão da escola pública e, como consequência, enfraquecido o caráter público da escola. Demonstra, também, que determinada concepção de democracia, aqui denominada de democracia liberal, ganha espaço, introduzindo mecanismos de participação da sociedade civil na educação pública, implicando em uma gestão democrática contraditória. Por fim, indica que, se por um lado, há ampliação da participação popular, por outro, há o desenvolvimento de relações verticalizadas, incidindo em uma cidadania limitada à ideia de mercado, empobrecendo as relações democráticas e reduzindo a participação popular à prática fiscalizatória.
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