Um olhar crítico sobre os documentos legais que norteiam os Conselhos de Classe no Instituto Federal do Acre (IFAC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v4i1.12163

Palavras-chave:

Conselho de Classe, Gestão Democrática e Participativa, Instituto Federal do Acre

Resumo

O presente estudo objetivou identificar os documentos norteadores legais que tratam sobre Conselho de Classe como instrumento de gestão democrática e participativa no Instituto Federal do Acre (IFAC), verificando sua consonância com a legislação nacional. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de objetivo exploratório. Quanto ao procedimento de coleta de dados, esse se dará pelo uso das pesquisas documental e bibliográfica, valendo-se da legislação nacional, das resoluções do Ifac e de autores que tratam sobre a temática em estudo. Os resultados indicam que, apesar de o Ifac vir procurando em seus documentos legais, refletir a intencionalidade de exercer uma gestão democrática e participativa, a Resolução 19/2021, excluiu a participação dos estudantes nesse colegiado. Em suma, destaca-se a necessidade de reflexão sobre a ação do conselho de classe dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Ifac, com a garantia da participação factual dos estudantes nesse colegiado para construção de uma gestão democrática e participativa plena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wemerson Fittipaldy de Oliveira, Instituto Federal do Acre

Mestre em Educação Profissional (ProfEPT) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC). Técnico Pedagogo do IFAC. Membro do Grupo de Pesquisa - Relações Sociais e Educação – RESOE/IFAC. Correio eletrônico: wemerson.oliveira@ifac.edu.br

Mário Sérgio Pedrosa Lobão, Instituto Federal do Acre

Pós-doutorando em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no IFAC. Membro do Grupo de Pesquisa - Relações Sociais e Educação – RESOE/IFAC. Correio eletrônico: mario.lobão@ifac.edu.br

Referências

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de

Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 21

set. 2022.

BRASIL. Lei N° 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases

da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 23 de dez. 1996.

BRASIL. Lei n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de

Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os IFs de Educação, Ciência e

Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República,

a]. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso

em: 17 set. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação

Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1344

diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 14 set. 2022.

BRASIL. Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de

Educação – PNE e dá outras providências. Disponível em: L13005 (planalto.gov.br

Acesso em: 23 jun. 2022.

CRUZ, Carlos Henrique Carrilho. Conselho de Classe: espaço de diagnóstico da

prática educativa escolar. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2012.

DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. Conselhos de Classe e avaliação

perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004.

ECHALAR, Jhonny David; LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; OLIVEIRA, João

Ferreira de. Plano Nacional de Educação (2014–2024) – O uso da inovação como

subsídio estratégico para a Educação Superior. Ensaio: Avaliação e Políticas

Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 28, n.109, p. 863-884, out./dez. 2020.

GARCIA, Cecília. Constituição de 88 e direito à cidade: uma trajetória feita de

participação popular. Revista Educação e Território, 2018. Disponível em

https://educacaointegral.org.br/reportagens/constituicao-de-88-e-a-construcao-da-es

cola-democratica. Acesso em 20 set. 2022.

GERHARDT, Tatiane Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto

Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas,

INSTITUTO FEDERAL DO ACRE (IFAC). Resolução N° 146, de 12 de julho de

Regulamento dos Conselhos de Classe do Instituto Federal do Acre.

Disponível

em: https://www.ifac.edu.br/orgaos-colegiados/conselhos/consu/resolucoes/2014/res

olucoes-2014-1/resolucao-consu-ifac-no-149-2013. Acesso em: 23 mar. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DO ACRE (IFAC). Resolução 187/2014. Estatuto do Instituto

Federal do Acre. Disponível

em: https://www.ifac.edu.br/orgaos-colegiados/conselhos/consu/resolucoes/2014/res

olucoes-2014-1/resolucao-consu-ifac-no-187-2014. Acesso em: 23 mar. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DO ACRE (IFAC). Resolução CONSU/IFAC n.º 001/2018.

Organização didático- pedagógica da educação profissional técnica de nível médio.

Disponível em:

https://www.ifac.edu.br/orgaos-colegiados/conselhos/consu/resolucoes/2018/resoluc

oes-2018-1/resolucao-consu-ifac-no-01-2018. Acesso em: 22 dez. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DO ACRE (IFAC). Resolução n.º 27/CONSU/IFAC, de 22 de

julho de 2019. Dispõe sobre a alteração do Regimento Geral do Instituto Federal de

Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, aprovado pela Resolução CONSU/IFAC n°

/2016.

INSTITUTO FEDERAL DO ACRE (IFAC). Plano de Desenvolvimento Institucional

-2024. Rio Branco, 2019. Disponível

em: https://portal.ifac.edu.br/documentos-prodin/send/157-prodin/3116-pdi_2020-202

html. Acesso em: 23 mar. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DO ACRE (IFAC). Resolução CONSU/Ifac nº 19/2021.

Regulamenta a organização, o funcionamento e as atribuições dos Conselhos de

Classe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC.

Disponível em:

https://www.ifac.edu.br/orgaos-olegiados/conselhos/consu/resolucoes/2021/resoluco

es-2021-1/resolucao-consu-ifac-no-19-2021. Acesso em: 15 dez. 2022.

MAGNATA, Rubia Cavalcante Vicente; ABRANCHES, Ana de Fátima Pereira de

Sousa. Conselho de Classe com participação estudantil: Compreensões sobre

avaliação da aprendizagem. Estud. Aval. Educ., São Paulo, v. 29, n. 72, p. 738-773,

set./dez. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18222/eae.v29i72.4907. Acesso

em: 14 set. 2022.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho

científico. Edição: 9. ed., 2. reimpr. Editora: São Paulo: Atlas, 2022.

OLIVEIRA, Ivana Campos e VASQUES-MENEZES, Ione. Revisão de literatura: o

conceito de gestão escolar. Cadernos de Pesquisa [online]. 2018, v. 48, n. 169, pp.

-900. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/198053145341>. ISSN 1980-5314.

https://doi.org/10.1590/198053145341. Acessado: 29 Jun. 2023.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Edição

Seção

Dossiê