A Educação do Campo e o fechamento das escolas em áreas rurais no Brasil (2010 – 2020)
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v4i2.13714Palavras-chave:
Escolas em assentamentos rurais, Educação do campo, Fechamento de escolas do campoResumo
Esse artigo discute o fenômeno do fechamento de escolas em áreas rurais no Brasil em especial na Bahia. Partindo de dados do Laboratório de dados educacionais vinculado a Universidade Federal do Paraná e dos estudos de (Silva, 2022); (Fernandes, 2021); (Santos, V., 2019); (Silva, 2017). Nesse sentido abordamos aspectos e fatos históricos do processo de elaboração de políticas para a escolarização das pessoas no meio Rural brasileiro partindo da constituinte de 1823; analisamos a organização do Movimento por uma Educação do Campo que fez avançar o número de escolas e políticas de educação do campo concluindo com a discussão dos dados acerca do fechamento de escolas com destaque aos anos de 2010 a 2020. O fechamento de escolas em áreas rurais no Brasil, e em nosso caso específico na Bahia, é fenômeno evidente e persiste. Segundo o que os movimentos e comunidades rurais informam, trata-se de um retrocesso. Por isso se faz urgente produzir estudos a respeito dessa problemática ao mesmo tempo que se criem estratégias para a garantia do direito à educação escolar pública, de qualidade, gratuita e que esteja em articulação com as lutas por uma Educação do Campo.
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