Palavra e pensamento: reflexões sobre experiências na gestão da educação em contextos situados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v4i2.13648

Palavras-chave:

Espaços educativos, Gestão democrática-participativa, Gestão educacional e escolar

Resumo

O presente trabalho mantém vinculação com uma pesquisa em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – UEMA, porém as reflexões aqui apresentadas derivam de uma experiência na disciplina “Gestão Educacional e Escolar: fundamentos, processos e práticas”, mediada por duas professoras, com a intenção de discutir conceitos e abordagens que possam auxiliar mestrandos/as a pensarem os objetos em investigação que fazem parte da linha de “política e Gestão da Educação” no referido programa. A análise centra-se na discussão de como fundamentos históricos, teóricos e legais da administração e da gestão escolar, em particular servem de base para a organização democrática e participativa da escola por meio de sujeitos/as que nela atuam. A escrita do texto objetiva apresentar recortes de discussões realizadas em sala de aula e suas implicações na qualificação de reflexões requeridas pelas pesquisas daqueles/as que fazem parte do grupo. A produção tem como método a realização de uma narrativa que dialoga com referenciais bibliográficos como Saviani (1984), Fonseca (1994), Hora (1994; 2004), Francisco Filho (2001), Lima (2002), Dourado (2007; 2011), Ferreira (2008), Demo (2009), Paro (2000, 2006, 2007, 2016), dentre outros que tratam da temática gestão e suas relações. Pode-se inferir que os processos e a materialização teórico-práticas da gestão educacional e escolar precisam ser explorados - como no componente curricular -, para que sejam construídas proposições tanto para aprofundar análises em pesquisas   como para uso em espaços educativos, na perspectiva democrática e crítica.

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Biografia do Autor

Chiara Maria Fernandes da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Licenciatura em Pedagogia pelo UNICEUMA, Professora da rede Pública Municipal do Maranhão, membro do Grupo de Pesquisa em Planejamento e Qualidade em Educação Básica (GPQe) na Universidade Estadual do Maranhão. Email: chiaramfs@hotmail.com

Maria do Socorro Estrela Paixão, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora titular da Universidade Federal do Maranhão e do programa de Pós-graduação em educação\PPGE-UEMA. Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão, Processos Formativos, Currículo e Estágio – GEPPROFEC. Email: mse.paixao@ufma.br

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Dossiê