Palavra e pensamento: reflexões sobre experiências na gestão da educação em contextos situados
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v4i2.13648Palavras-chave:
Espaços educativos, Gestão democrática-participativa, Gestão educacional e escolarResumo
O presente trabalho mantém vinculação com uma pesquisa em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – UEMA, porém as reflexões aqui apresentadas derivam de uma experiência na disciplina “Gestão Educacional e Escolar: fundamentos, processos e práticas”, mediada por duas professoras, com a intenção de discutir conceitos e abordagens que possam auxiliar mestrandos/as a pensarem os objetos em investigação que fazem parte da linha de “política e Gestão da Educação” no referido programa. A análise centra-se na discussão de como fundamentos históricos, teóricos e legais da administração e da gestão escolar, em particular servem de base para a organização democrática e participativa da escola por meio de sujeitos/as que nela atuam. A escrita do texto objetiva apresentar recortes de discussões realizadas em sala de aula e suas implicações na qualificação de reflexões requeridas pelas pesquisas daqueles/as que fazem parte do grupo. A produção tem como método a realização de uma narrativa que dialoga com referenciais bibliográficos como Saviani (1984), Fonseca (1994), Hora (1994; 2004), Francisco Filho (2001), Lima (2002), Dourado (2007; 2011), Ferreira (2008), Demo (2009), Paro (2000, 2006, 2007, 2016), dentre outros que tratam da temática gestão e suas relações. Pode-se inferir que os processos e a materialização teórico-práticas da gestão educacional e escolar precisam ser explorados - como no componente curricular -, para que sejam construídas proposições tanto para aprofundar análises em pesquisas como para uso em espaços educativos, na perspectiva democrática e crítica.
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