Desafios na elaboração e validação de instrumentos de pesquisa na área de educação em Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.15490

Palavras-chave:

estudo metodológico, confiabilidade dos dados, estudos de validação como assunto, estudos de avaliação como assunto, revisão de literatura

Resumo

A qualidade de uma pesquisa é determinada pelo rigor nos seus métodos. Uma colecta de dados exitosa depende da robustez dos instrumentos para a sua obtenção, conforme a sua validade, objectividade e fiabilidade. Assim, este trabalho de natureza qualitativa, do tipo revisão de literatura, objectiva analisar os modelos de elaboração e validação dos instrumentos de recolha de dados em pesquisas educacionais das instituições de ensino superior moçambicanas. Para o efeito, foram revistos 30 trabalhos de culminação de licenciatura e 30 de mestrado, com análise focada na parte metodológica, nomeadamente quanto aos procedimentos de elaboração dos instrumentos e sua validação. Os resultados revelaram que os instrumentos são elaborados pelos estudantes e revistos pelos seus supervisores e co-supervisores. Metodologicamente os trabalhos analisados ​​fazem restrita menção (três dissertações) da adopção de algum processo que possa ser reconhecido como um esforço para a validação dos instrumentos de pesquisa, no entanto, não adoptam rigorosamente os critérios técnicos para esse propósito. Então, para que os achados das pesquisas sejam ainda mais qualificados, sugere-se que os trabalhos de culminação de curso em Moçambique, tanto da graduação como da pós-graduação, comecem a adoptar maior rigor metodológico sobre os procedimentos de elaboração e validação dos instrumentos para a obtenção dos dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALEXANDRE, Neusa Maria Costa; COLUCI, Marina Zambon Orpinelli. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas.Ciencia & saude coletiva, v. 16, p. 3061-3068, 2011. DOI: 10.1590/S1413-81232011000800006 Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/5vBh8PmW5g4Nqxz3r999vrn/?lang=pt.Acesso em: 14 jun. 2024.BARBOSA, Walmir de Albuquerque. Metodologia da pesquisa: Educação matemática. Manaus: UEA Edições, 2008.BATISTA, Selton Jordan Vital; PEREIRA, Ademir de Souza. Validação de um roteiro de entrevista: fundamentos para a pesquisa qualitativa no Ensino de Ciências.Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 14, n. 2, p. 48-63, 2024.Disponível em: https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/166.Acesso em: 10 set. 2024.BORTOLOZZI, Ana Cláudia. Questionário e entrevista na pesquisa qualitativa: elaboração, aplicação e análise de conteúdo. São Carlos: Pedro e João, 2020.DEL-MASSO, Maria Cândida Soares; COTTA, Maria Amélia de Castro; SANTOS, Marisa Aparecida Pereira. Instrumentos e técnicas de pesquisa. São Paulo: AVA Moodle Unesp [Edutec], 2018.FACHEL, Jandyra Maria Guimaraes; CAMEY, Suzi Alves. Avaliação psicométrica: a qualidade das medidas e o entendimento dos dados. In: CUNHA, Jurema Alcides,et al.(Orgs.)4 reimp. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.p.158-170.FEIJÓ, João. Dificuldades de realização de pesquisa em moçambique. Observatório do Meio Rural, n.99, 2020. Disponível em: https://omrmz.org/wp-content/uploads/OR-99-Dificuldades-de-realização-de-pesquisa-em-Moçambique.pdf.Acesso em: 10 jun. 2024.GONÇALVES, Antoniel Borges; PEDRO, Neuza. Adaptation and content validation of the scale for the use of digital technologies in school management. Research, Society and Development, v. 12, n. 4, p. e12012441043, 2023. DOI: 10.33448/rsd-v12i4.41043. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41043. Acesso em: 10 ago. 2024.INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA. Moçambique publicações, Portal do Governo de Moçambique, 2023. Disponível em https://www.ine.gov.mz/web/guest/d/mocambique-publicacao-1.Acesso em: 11 jun. 2024.LOURENÇO, Camilo Luis Monteiro; MENEGHINI, Vandrize; RECH, Cassiano Ricardo. Má conduta científica: publicar retratações ou evitá-las? Cenas Educacionais, v. 7, p. e20988, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/20988.Acesso em: 25 ago. 2024.MARZIALE, Maria Helena Palucci; CASSENOTE, Alex Jones Flores; ROCHA, Fernanda Ludmilla Rossi; ROBAZZI, Maria Lucia do Carmo Cruz; PALHA, Pedro Fredemir; TERRA, Fábio de Souza; MININEL, Vivian Aline; BALLESTERO, Jaque line Garcia de Almeida; SANTOS, HeloisaEhmke Cardoso dos; FRACAROLLI, Isabela Fernanda Larios; GARCIA, Gracielle Pereira Aires. Projeto AGIR e o alerta para a utilização adequada de instrumentos de colecta de dados em pesquisas. Ribeirão Preto: Projeto AGIR-COV-2020, 2021. Boletim Informativo, n.1. Disponível em: https://sites.usp.br/agir/wp-content/uploads/sites/885/2021/03/boletim-AGIR-n1.pdf.Acesso em: 19 jul. 2024.MEDEIROS NETA, Olivia Morais; SILVA, Lenina Lopes Soares. Estudos antecedentes em pesquisas educacionais: entre a necessidade, a pertinência e a prudência. Cenas Educacionais, v. 7, p. e17075, 2024.Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/17075.Acesso em: 11 ago. 2024.

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR. Portal do Governo de Moçambique, 2024. Disponível em: https://mctes.gov.mz/. Acesso em: 05 jun. 2024.MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO. Plano estratégico da educação 2020-2029. Maputo: MEDH, 2020. Disponível em: https://planipolis.iiep.unesco.org/sites/default/files/ressources/2020-22-mozambique-esp.pdf.Acesso em: 11 jun. 2024.MONTEIRO, Maria Helena Walters. Ciência e Tecnologia: produção de conhecimento em Moçambique entre 2003 a 2008. 2010. 108 f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia) -Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010.Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/27497.Acesso em: 15 jun. 2024.MOREIRA, Deise Maíra Silveira; MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; CARDOSO, Berta Leni Costa. Questionário sobre valorização docente (Q-VD): elaboração e validação de um instrumento. Revista Tempos e Espaços em Educação, v.15, n.34, p.e17489, 2022. DOI: 10.20952/revtee.v15i34.17489. Disponível em:https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17489. Acesso em: 18 jul. 2024.MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; MUSSI, Leila Maria PratesTeixeira; ASSUNÇÃO, Emerson Tadeu Cotrim; NUNES, Claudio Pinto. Pesquisa Quantitativa e/ou Qualitativa: distanciamentos, aproximações e possibilidades. Revista Sustinere, v. 7, n. 2, p. 414–430, 2019.DOI: 10.12957/sustinere.2019.41193 Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/41193 Acesso em: 10 jul. 2024.MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; TEIXEIRA, Marizete de Carvalho Cardoso; CARVALHO, Iamara Junqueira Sousa; GAMA, Alexandra Valéria Flora; CARAMELO, Marta Juvênia Navarro; MUSSI, Leila Maria PratesTeixeira; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Entrevista na perspectiva acadêmica: da coleta de dados à publicação técnico-científica. Revista Educação em Páginas, v. 3, n. 3, p. e14869, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.14869 Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14869. Acesso em: Acesso em: 19jul. 2024.NOA, Francisco. Ensino superior em Moçambique-Políticas, formação de quadros e construção da cidadania. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE A COOPERAÇÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO ENTRE PORTUGAL, OS PALOP E TIMOR LESTE, 1. 2011, Lisboa. Anais eletrônicos[...] Lisboa: CEA, ISCTE-IUL, 2011.p. 225-238.Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/2985/1/Noa_COOPEDUI_4.2.pdf.Acesso em: 18 jun. 2024.PALMEIRA, Robson Lima Palmeira; LIMA, Damião de; ADRIANO, Maria Soraya Pereira Franco. Criação e validação de um instrumento de acompanhamento de egressos do ensino profissional e tecnológico.Práxis Educacional, v. 16, n. 41, p. 367-388, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6423. Acesso em: 14 out. 2024.RAFAGNIN, Maritânia Salete Salvi; MADRUGA, Marina Nogueira; FURTADO, Darlene da Silva. Instrumentos para a pesquisa social: noções básicas. Revista Jurídica Luso Brasileira, v. 6, n. 4, p. 2137-2154, 2020.Disponível em: https://www.cidp.pt/revistas/rjlb/2020/4/2020_04_2137_2154.pdf.Acesso em: 23 jun. 2024.

RAYMUNDO, Valéria Pinheiro. Construção e validação de instrumentos: um desafio para a psicolinguística. Letras de hoje, v. 44, n. 3, p. 86-93, 2009. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/fale/article/view/5768/4188. Acesso em: 17 jun. 2024.SALBEGO, Cléton; NIETSCHE, Elisabeta Albertina; GRECO, Patrícia Bitencourt Toscani; GIRARDON-PERLINI, Nara Marilene Oliveira; COGO, Silvana Bastos; RAMOS, Tierle Kosloski; ANTUNES, Andrei Pompeu Antunes. Elaboração e validação do Instrumento para Avaliaçãode Modelos metodológicos voltados ao Desenvolvimento de Tecnologias. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 76, n. Suppl 4, p. e20230046, 2023. DOI: 10.1590/0034-7167-2023-0046pt. Disponível em:https://www.scielo.br/j/reben/a/WdZfZSpNrywmzfFtRVBxg9q/?lang=ptAcesso em: Acesso em: 29 jun. 2024.SALES FILHO, Eisenhower Pêgo de; TORRES,Karen Cecília Lima; TOLEDO JUNIOR, Antonio; CAIRES, Luís Augusto Neves de; FEITOSAS, Samuel Sathler Gomes.Tradução e adaptação transcultural de instrumento de avaliação da atuação do tutor na aprendizagem baseada em problemas.Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 24, n. 5, p. e16536, 2024.Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/16536. Acesso em: Acesso em: 11 ago. 2024.SOUZA, Ana Cláudia de; ALEXANDRE, Neusa Maria Costa; GUIRARDELLO, Edinêis de Brito. Propriedades psicométricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e da validade. Epidemiologia e serviços de saúde, v. 26, n. 3, p. 649-659, 2017.DOI: 10.5123/S1679-49742017000300022 Disponível em:https://www.scielo.br/j/ress/a/v5hs6c54VrhmjvN7yGcYb7b/?lang=pt. Acesso em: 09 jul. 2024.STOCKMANNS, Jussara Isabel; BIANCHI, Roberto Carlos; PAZ, Daiane Padula;GONÇALVES, Edione. Escrita/reescrita acadêmico-científica no ensino superior: um processo em construção permanente. Revista Mundi Sociais e Humanidades, v. 3, n. 3, p. 40-57, 2018. Disponível em: Disponível em: https://revistas.ifpr.edu.br/index.php/mundisociais/article/view/708/542. Acesso em: 19 jun. 2024.TAMASO, Mariangela Ferreira Correa; HORVATH JÚNIOR, Miguel. Ciência e pesquisa –distinção entre ciência, metodologia e métodos. Metodologia e cientificidade. Revista foco, v. 16, n. 3, p. e1233, 2023.DOI: 10.54751/revistafoco.v16n3-017. Disponível em:https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/1233Acesso em: 25 set. 2024.TORLIG, Eloisa Gonçalves da Silva; RESENDE JUNIOR, Pedro Carlos; FUJIHARA, Ricardo Ken; MONTEZANO, Lana; DEMO, Gisela. Proposta de Validação para Instrumentos de Pesquisa Qualitativa (Vali-Quali). Administração: Ensino e Pesquisa, v. 23, n. 1, p. 5-31, 2022.DOI: 10.13058/raep.2022.v23n1.2022. Disponível em: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/2022Acesso em: 23 jun. 2024.URBINA, Susana. Fundamentos da testagem psicológica. Porto Alegre: Artmed Editora, 2007.VAZZOLER-MENDONÇA, Adriana; RONDINI, Carina Alexandra; COSTA-LOBO, Cristina. Procedimento de avaliação de instrumentos por comitê de juízes especialistas para aprimoramento de colecta de dados. Revista GESTO-Debate, v. 23, n. 3, p.47-86, 2023. DOI: 10.55028/gd.v7i01.17658 Disponível em:https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17658. Acesso em: 01 jul. 2024.SOBRE O/A(S) AUTOR/A(S)Vital de Melo Lopes Napapacha. Doutorando em Educação em Ciências e Matemática, com mestrado em Ensino/Educação em Informática, pela Universidade Pedagógica de Maputo -Moçambique. Docente na Universidade Rovuma -Moçambique.Contribuição de autoria: concepção, redação e revisão crítica do conteúdo.Ricardo Franklin de Freitas Mussi. Doutorem Educação Física pela UFSC. Professor no MEPISCO e no PPGELSda Universidade do Estado da Bahia. Líder do Núcleo Internacional de Estudos em Direitos Humanos, Educação, Cultura e Saúde.Contribuição de autoria: redação e revisão crítica do conteúdo. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/6916116805482768Damasco Rocha Mateus Chalenga. Doutorando em Educação em Ciências e Matemática, com mestrado em Energia e Meio Ambiente, pela Universidade Pedagógica de Maputo -Moçambique. Docente na Universidade Rovuma -Moçambique. Contribuição de autoria: concepção, redação e revisão crítica do conteúdo.

Downloads

Publicado

2024-10-24

Edição

Seção

Artigos