CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6423

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Egressos, Estudos de Validação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a criação e validação de um instrumento digital de acompanhamento de egressos da educação profissional e tecnológica. Através desta ferramenta pretende-se restabelecer o vínculo entre os profissionais que foram para o mundo do trabalho e as instituições educativas, mediado pelos egressos, afim de contribuir na formação de novos profissionais em consonância com mudanças e reconfigurações do mundo do trabalho. Esse monitoramento é fundamental para avaliação dos cursos, sobretudo para o planejamento de novas ações e reformulação de propostas pedagógicas, objetivando a melhoria da qualidade de ensino. Trata-se de um estudo metodológico, exploratório e descritivo com abordagem quantitativa e bibliográfica. Participaram do estudo 30 juízes profissionais envolvidos com a área de educação, que avaliaram todos os itens do questionário, quanto a sua pertinência, clareza e aparência, utilizando um formulário no Google Forms. Dessa avaliação foi calculado o coeficiente de validação de conteúdo (CVC), com valor CVC=0,82 para todo o instrumento, índice considerado satisfatório. Os resultados são apresentados através de gráficos e tabelas das 7 dimensões que o compõem: 1. Perfil socioeconômico; 2. Dados do curso; 3. Inserção profissional; 4. Mundo do trabalho; 5. Formação profissional; 6. Satisfação profissional e 7. Trajetória educacional. O instrumento possibilita, através da mediação do egresso, avaliar, constantemente, a formação profissional dos discentes, em consonância com as transformações vivenciadas pela sociedade e as novas configurações presentes no mundo do trabalho e suas demandas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Robson Lima Palmeira, Universidade Federal da Paraíba –Brasil

Mestre em Políticas Públicas, Gestãoe Avaliação da Educação Superior, Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV); Grupo de Estudo ePesquisas aCondição Discentee MAPA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PARAÍBA: ANÁLISE DO SETOR PÚBLICO E PRIVADO.

Damião de Lima, Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Doutor em História na Universidade de São Paulo (USP),Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba(UFPB) –Brasil; Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV); Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de História,Grupo de Estudos e Pesquisaa Condição Discente, MAPA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PARAÍBA: ANÁLISE DO SETOR PÚBLICO E PRIVADO.

Maria Soraya Pereira Franco Adriano, Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Doutoraem Biotecnologia em Saúde pela Universidade Federal da Paraíba(UFPB), Universidade Federal da Paraíba(UFPB)-Brasil; Professora Dedicação Exclusiva, Vice diretora e diretora de ensinoda Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba; Programa de Pós-graduação em Biologia Molecular CCS/UFPB;Grupo dePesquisas Interdisciplinar em Educação e Saúde(GIPES).

 

Downloads

Publicado

2020-09-07

Como Citar

PALMEIRA, R. L.; DE LIMA, D.; FRANCO ADRIANO, M. S. P. CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO. Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 41, p. 367-388, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i41.6423. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6423. Acesso em: 30 nov. 2021.