Concepção escolanovista de educação: realidade e prática efetiva nas escolas primárias de Cabinda de 2002 a 2021
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13185Abstract
Neste artigo, procurou-se compreender as políticas da educação em Angola no período de 2002 a 2021, fazendo uma incursão da concepção escolanovista de educação na realidade da prática efetiva nas escolas primárias de Cabinda. A situação problemática que incentivou o desenrolar do tema, deu lugar à definição do subsequente problema científico: Que concepção tem sido aplicada no sistema da educação angolana: realidade e prática efetiva nas escolas primárias de Cabinda, de 2002 a 2021? Com a finalidade de contribuir na resolução do problema científico definido, foi formulada a hipótese à continuação: Capacitação de professores na concepção escolanovista de educação é possível fortalecer a realidade da prática efetiva nas escolas primárias de Cabinda. Com propósito de que constatasse-se a hipótese formulada, foi preconizado como objectivo geral: Analisar a concepção escolanovista de educação na realidade da prática efetiva nas escolas primárias de Cabinda, de 2002 a 2021. Foram aplicados os métodos do nível teórico, empírico e estatístico-matemático. A técnica utilizada foi o questionário que serviu de instrumento da recolha de dados; estes foram analisados, discutidos e interpretados tendo alcançado como resultados, os professores desconhecem a metodologia de ensino para escolas primárias, fora dos movimentos da reforma educativa; o método expositivo é a via principal porque faz-se a transmissão e avaliação somente dos conhecimentos. Entretanto, Angola precisa assumir uma metodologia que coloca o aluno como sujeito da sua aprendizagem e que o professor de ensino primário no mínimo deve ser licenciado.