De Freire a Boal: teoria e prática no palco da educação

Authors

  • Luciana Jesus de Souza

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13829

Abstract

A proposta deste trabalho permeia a descoberta de temas como as contribuições dialéticas e autônomas de autores como Paulo Freire e Augusto Boal, visando uma prática de sala de aula do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, traçando um paralelo entre as práticas e teorias dos autores, na construção da autonomia dos alunos de áreas periféricas do primeiro ciclo. De cunho reflexivo e fazendo uso do referencial bibliográfico de Paulo Freire e de Augusto Boal, a presente investigação faz articulações dialógicas sobre a Pedagogia da Autonomia e o Teatro do Oprimido, a redação apresenta uma discussão sobre as seguintes questões como, autonomia, a visão do teatro quanto este contexto libertador, as possibilidades de superação da ramificação entre opressores e oprimidos e a contribuição da educação neste contexto. Os pontos abordados tem por objetivo refletir dentro no contexto de olhares críticos, possibilitando novos horizontes dentro do contexto da autonomia, teatro e educação nas séries iniciais.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-11-18