O ensino da literatura com recurso a música em contexto de português como l2:uma análise da composição musical do cantor Cláudio Ismael
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13356Abstract
A Literatura é uma das áreas do saber linguístico cujo ensino e aprendizagem, nos últimos anos, parece não estar a ser desenvolvido de forma satisfatória nas escolas públicas moçambicanas. Muitos são os factores que têm contribuindo para que isto aconteça, entre os quais se destaca: a falta do hábito de leitura entre os alunos como resultado da falta de motivação e/ou desinteresse pela mesma, principalmente no ensino médio. Na perspectiva de superar esse drama, vários são os mecanismos didáctico-pedagógicos que podem ser accionados pelos professores, entre os quais a música. O presente trabalho teve por objectivo mostrar a contribuição que a música, enquanto recurso pedagógico, pode dar para a aprendizagem no ensino da literatura nas escolas de Ensino Médio. Privilegiamos, neste estudo, a pesquisa bibliográfica, que consistiu na consulta de alguma literatura abordando o contributo da música no ensino e aprendizagem e, a análise da composição musical (texto) de Cláudio Ismael, cantor moçambicano, explorando, sobretudo, a questão do tema/assunto abordado no texto, o plano formal/estrutural, fónico e morfossintáctico. O estudo demonstrou o quão pode e é válido utilizar a linguagem musical como forma de estreitar os laços entre o aluno e a arte literária na sala de aulas. Foi possível observar, no final do trabalho, o quanto as diferenças da linguagem clássica, diante da modernidade do mundo actual, são diminutas com o auxílio da música. Palavras-chave: didáctica; música; recurso pedagógico