Práticas pedagógicas de educação ambiental na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15642

Palavras-chave:

educação ambiental, prática pedagógica, educação infantil

Resumo

O presente estudo encontra-se inserido no debate referente às práticas pedagógicas de Educação Ambiental (EA) na Educação Infantil. Para tanto, tem por objetivo compreender as possíveis práticas pedagógicas de EA na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de revisão bibliográfica e entrevistas estruturadas, envolvendo oito professoras de um Centro de Educação Infantil (CEIM) de Lages (SC), selecionadas por acessibilidade da pesquisadora. O critério de inclusão dos professores participantes foi estar atuando há mais de dois anos na unidade pesquisada. As análises permitiram evidenciar a ausência da EA na formação inicial e continuada de professores(as), de acordo com a percepção destas professoras. Em relação à tendência da Educação Ambiental, as práticas pedagógicas relatadas nas entrevistas permitem classificá-las como práticas pedagógicas de Educação Ambiental de abordagem conservacionista. Evidenciou-se, também, segundo os relatos das participantes, que faltam recursos didáticos e conhecimentos específicos sobre a temática e seus desdobramentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ticiana Dutra, Universidade do Planalto Catarinense

Mestra em Educação, professora da Educação Infantil no Sistema Municipal de Educação de Lages (SMEL). Contribuiu com a pesquisa de campo, referencial teórico, categorização e análise dos dados.

Lucia Ceccato de Lima, Universidade do Planalto Catarinense

Doutora em Engenharia Ambiental, professora no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense. Contribuiu com o desenho metodológico, categorização e análise dos dados e revisão do texto.

Jaime Farias Dresch, Universidade do Planalto Catarinense

Doutor em Educação, professor no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense. Contribuiu com o desenho metodológico, categorização e análise dos dados e revisão do texto.

Referências

BARBOSA, Ivone; SILVEIRA, Telma Aparecida Teles Martins; SOARES, Marcos Antônio. Educação infantil e currículo. Debates em Educação, [S.l.], v. 13, n. 33, p. 74-93, dez. 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12698. Acesso em: 20 nov. 2024.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. 3. ed. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2019. 59p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/559748/lei_de_diretrizes_e_bases_3ed.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 19 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 23 fev. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Brasília: MEC, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf. Acesso em: 13 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: conhecimento de mundo. V. 3. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf. Acesso em: 25 nov. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. 36 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 25 nov. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília: Casa Civil, 1999. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 25 nov. 2024.

DICKMANN, Ivo; CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. Paulo Freire e Educação Ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia. Revista Educação Pública. Cuiabá, v. 21, n. 45, p. 87-102, jan./abr. 2012.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas Pedagógicas de Ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul./set. 2015.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Cia das Letras, 2019.

KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998. 210p.

LAGES. Diretrizes Curriculares do Sistema Municipal de Educação de Lages/SC - DCSMEL. Lages: SMEL, 2021. Disponível em: https://www.educacaolages.sc.gov.br/assets/documentos/1f48ab2deb0eefc75919e02e71dc5a0d.pdf. Acesso em 18 nov. 2024.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & sociedade. [S.l.], v. 17, n. 1, p. 23-40, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx/?fomat=pdf&lang=pt#. Acesso em: 15 fev. 2022.

LEFF, Enrique. Complexidade, Racionalidade Ambiental e Diálogo de Saberes.

Educação e Realidade. v. 34, n. 3, p. 17-24. set./dez., 2009. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rer/v34n03/v34n03a03.pdf. Acesso em 15 fev. 2022.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação Ambiental Transformadora. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier (coord). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. Disponível em: https://salasverdes.mma.gov.br/wp-content/uploads/2024/01/identidades-da-educacao-ambiental-brasileira.pdf#page=67. Acesso em: 15 fev. 2022.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

NUNES, Maria Fernanda; KRAMER, Sonia. Educação Infantil e expansão da escolaridade obrigatória: questões para a política, a formação e a pesquisa. In: KRAMER, Sonia; NUNES, Maria Fernanda; CARVALHO, Maria Cristina (org.). Educação Infantil: Formação e Responsabilidade. Campinas: Papirus Editora, 2013. Disponível em: https://play.google.com/books/reader?id=3HiADwAAQBAJ&pg=GBS.PT1&hl=pt_BR. Acesso em: 13 fev. 2022.

PUERARI, Claudia Teresinha Pagno; DRESCH, Jaime Farias; GRAUPE, Mareli Eliane. Uma etnografia sobre o brincar na Educação Infantil: as possibilidades para o reconhecimento da diversidade. Interfaces da Educação, [S.l.], v. 11, n. 32, p. 299-325, set. 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4011. Acesso em: 18 nov. 2024.

SANTA CATARINA. Decreto nº 515, de 17 de março de 2020. Declara situação de emergência em todo o território catarinense, nos termos do COBRADE nº 1.5.1.1.0 - doenças infecciosas virais, para fins de prevenção e enfrentamento à COVID-19, e estabelece outras providências. Diário Oficial do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 17 mar. 2020. Disponível em: https://www.saude.sc.gov.br/coronavirus/arquivos/decreto_515_17_03_20.pdf. Acesso em: 18 nov. 2024.

SAUVÉ, Lucie. Educação ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, [S.l.], v. 31, n. 2, p. 317-322, ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/hn8HWBV6NQJJHmtMJrqTKBn/. Acesso em: 19 nov. 2024.

SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, Michele, CARVALHO, Isabel (org.). Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed. p. 17-44. 2005. Disponível em: https://bit.ly/UmaCartografiaEmEducaçãoAmbiental. Acesso em: 20 nov. 2024.

SAVIANI, Dermeval. Formação de Professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. v. 14, n. 40, jan./abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/45rkkPghMMjMv3DBX3mTBHm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 fev. 2022.

TIRIBA, Léa. Criança da natureza. In: SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO - PERSPECTIVAS ATUAIS, 1., 2010, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte, 2010. p. 1-20. Disponível em: https://www.petedu.ufv.br/wp-content/uploads/2022/03/criancas_natureza_lea_tiriba.pdf . Acesso em: 25 nov. 2024.

TIRIBA, Léa. Crianças, Natureza e Educação Infantil. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 29., 2006, Caxambu-MG. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPEd, 2006. p. 1-19. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/criancas-natureza-e-educacao-infantil. Acesso em: 25 nov. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

Sessão temática