A escola do campo e formação de professores na perspectiva do Programa Formação de Educadores do Campo – FORMACAMPO
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13391Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir a formação continuada de professores pelo Programa Formação de Educadores do Campo, realizado entre junho e dezembro de 2021, com foco na análise centrada no município de Laje, no estado da Bahia. A metodologia utilizada baseou-se em uma abordagem qualitativa e revisão de literatura, fundamentada em referências de autores como Caldart (2009, 2020), Souza (2021) e Gatti (2010). Os resultados da pesquisa revelaram que a formação do professor tem se mostrado um dos caminhos para transformar a educação dos camponeses, proporcionando aperfeiçoamento e garantia de qualidade ao profissional da área. Nesse contexto, o programa FORMACAMPO possibilitou a extensão universitária em diversos municípios da Bahia, contribuindo significativamente para o desenvolvimento e a compreensão dos professores sobre o projeto da Educação do Campo, além de promover melhorias na qualidade da educação. Enfatiza-se também a importância de um olhar atento às políticas públicas educacionais, buscando uma formação que aponte para novos caminhos e reconheça a distinção entre a educação do campo e a educação rural. Com base nos estudos dos autores citados, o artigo defende a necessidade de políticas educacionais diferenciadas, que considerem as especificidades e particularidades do ensino nas áreas do campo, visando aprimorar o sistema educacional nessas regiões.
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