Análise do uso do livro didáctico de química pelos alunos da 9ª classe

Autores

  • Elvira Domingos
  • Merce Manuel Nambale Combe
  • Almeida Meque Gomundanhe

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12424

Resumo

Um das importantes fontes de conteúdos de Química ensinados nas escolas secundárias é o livro didático de Química. Por isso, o objetivo principal do presente estudo consiste em analisar o nível do uso de livro didático de Química da 9ª classe, pelos alunos. Esse objetivo é desdobrado em seguintes específicos: (a) identificar os alunos que possuem o livro didático de Química; (b) aferir os fatores que condicionam a utilização do livro didático de Química pelos alunos; (c) identificar a fonte alternativa de informações adotada pelos alunos. Para a consecução desses objetivos, optou-se pela pesquisa qualitativa e bibliográfica. O processo de recolha de dados foi conduzido por meio de um questionário e entrevista estruturada. A primeira técnica foi aplicada a 100 alunos e já a segunda foi aplicada a quatro professores de uma das escolas secundárias da cidade de Lichinga, Niassa-Moçambique. A discussão dos resultados foi feita por meio da técnica de análise de conteúdo.  Os resultados obtidos revelam que muitos alunos não têm o livro didático de Química devido a questões económicas. Isso pode comprometer o processo da aprendizagem doa alunos.  Outros resultados evidenciam que os alunos recorrem a outras fontes de informações para resolver as atividades e exercícios propostos pelo professor.

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Publicado

2023-05-03