Neurodidática e xadrez, caminhos iniciais de formação de professores de educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15632

Palavras-chave:

xadrez, neurodidatica, funções executivas, memória de trabalho

Resumo

A progressiva transformação dos sistemas educacionais na América Latina levou à consolidação do conceito de formação de professores, como estratégia fundamental na otimização da qualidade da educação. A capacidade do professor de reinventar seu trabalho e qualificar a relevância e o significado de suas atuações, a partir de processos de formação vivencial, faz parte do foco de observação do estudo. O objetivo do artigo é compreender diversas perspectivas dos autores a respeito da formação de professores normalistas em um contexto onde as práticas de sala de aula são transversalizadas pela neurodidática e pelo uso de ferramentas específicas da área de xadrez. Trata-se de um estudo qualitativo, que apresenta o estado da arte do conceito de formação inicial de professores de educação infantil. A partir da revisão da literatura, evidencia-se que a partir dos processos de formação inicial de professores é importante modelar práticas educativas em que o fortalecimento de suas funções executivas seja mediado pela vivência de experiências de aprendizagem lúdicas, experienciais e interativas.

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Biografia do Autor

Isolina Majul Martínez, Universidad del Atlántico

Estudiante de Maestría en Neuropedagogia; Universidad del Atlántico, Colombia; Docente titular Colegio Karl C. Parrish; Contribución autora Principal del artículo.

Contribuição de autoria: Coleta dos dados, análise dos dados, sistematização da pesquisa, escrita do artigo.

Adriana del Rosario Pineda Robayo, Universidad del Atlántico

Doctora em Ciencias de la Educación por la Universidad del Atlántico, Colombia. Docente Universidad del Atlántico. Perteneciente al grupo GERES, Grupo de Investigación Educación y Cognición.

Contribución de autoría: coautora

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Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

Sessão temática