Contribuições do Estágio Supervisionado em Química para a formação docente: relato de experiência no pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14058Abstract
Este trabalho é resultado de experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado em Química I por um discente de Licenciatura em Química de uma Universidade baiana, no contexto do pós-pandemia, em 2023. Com a intenção de contribuir para a construção profissional docente, bem como, no desenvolvimento das habilidades de ensino, no período de quatro meses foram acompanhadas onze (11) aulas em que foram feitas observações das dinâmicas educacionais e algumas atividades de co-participação de aulas de Química em uma escola pública de Itabuna/BA. Para as reflexões teórico-práticas foi utilizado como base o texto de Carvalho (2012) e o diário de bordo virtual do licenciando em Química. Durante esse período foi possível identificar a permuta profissional proporcionada pelo acesso à realidade educacional experimentada pelo licenciando. Assim, mediante discussão das transformações que subsidiaram parte da construção de suas próprias concepções educacionais e metodologia de ensino do licenciando, foi possível notar as contribuições das vivências mediadas pela disciplina de Estágio Supervisionado em Química I para a sua formação no tocante ao desenvolvimento de suas habilidades de ensino que a profissão exige, como também a humanização da prática docente, a importância da análise das teorias educacionais para orientar suas práticas e na construção de sua identidade profissional na formação inicial.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.