Contribuições do Estágio Supervisionado em Química para a formação docente: relato de experiência no pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14058Resumen
Este trabalho é resultado de experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado em Química I por um discente de Licenciatura em Química de uma Universidade baiana, no contexto do pós-pandemia, em 2023. Com a intenção de contribuir para a construção profissional docente, bem como, no desenvolvimento das habilidades de ensino, no período de quatro meses foram acompanhadas onze (11) aulas em que foram feitas observações das dinâmicas educacionais e algumas atividades de co-participação de aulas de Química em uma escola pública de Itabuna/BA. Para as reflexões teórico-práticas foi utilizado como base o texto de Carvalho (2012) e o diário de bordo virtual do licenciando em Química. Durante esse período foi possível identificar a permuta profissional proporcionada pelo acesso à realidade educacional experimentada pelo licenciando. Assim, mediante discussão das transformações que subsidiaram parte da construção de suas próprias concepções educacionais e metodologia de ensino do licenciando, foi possível notar as contribuições das vivências mediadas pela disciplina de Estágio Supervisionado em Química I para a sua formação no tocante ao desenvolvimento de suas habilidades de ensino que a profissão exige, como também a humanização da prática docente, a importância da análise das teorias educacionais para orientar suas práticas e na construção de sua identidade profissional na formação inicial.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.