A teoria e a prática de Paulo Freire: um paradigma contra-hegemônico para o processo de construção da leitura e da escrita
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.11586Abstract
Este artigo é resultado de um estudo realizado sobre a teoria e prática de Paulo Freire pensando o processo de construção da leitura e da escrita na Educação de Jovens e Adultos enquanto um paradigma contra-hegemônico. Neste estudo, objetiva-se investigar as teorias de Paulo Freire como fundamentos metodológicos para a aquisição da leitura e da escrita. O aporte teórico está ancorado principalmente nas teorias Feirianas, com base nas obras: Pedagogia do Oprimido (1987); Conscientização (1980), entre outras obras que colaboraram para o embasamento deste trabalho, assim como outros autores que pesquisam, discutem e problematizam a temática em pauta. Metodologicamente, esta pesquisa se caracteriza como qualitativo-descritiva (Minayo, 2002; Gil, 2008) e igualmente militante (Jaumont; Varella, 2016), tendo como campo empírico uma escola pública da rede municipal de ensino da cidade de Amargosa-BA. Para a produção dos dados utilizou-se de entrevista semiestruturada com estudantes e questionário aberto, por meio da plataforma Google Forms, com docentes, tendo a Análise de Conteúdo (Bardin, 1977) como aporte para o tratamento dos dados. O estudo revela que é urgente refletir sobre o legado de Paulo Freire e seu método de alfabetização revolucionário, uma vez que esta pesquisa ressalta as ricas contribuições do autor para o processo de construção da leitura e da escrita.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.