A teoria e a prática de Paulo Freire: um paradigma contra-hegemônico para o processo de construção da leitura e da escrita
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.11586Resumen
Este artigo é resultado de um estudo realizado sobre a teoria e prática de Paulo Freire pensando o processo de construção da leitura e da escrita na Educação de Jovens e Adultos enquanto um paradigma contra-hegemônico. Neste estudo, objetiva-se investigar as teorias de Paulo Freire como fundamentos metodológicos para a aquisição da leitura e da escrita. O aporte teórico está ancorado principalmente nas teorias Feirianas, com base nas obras: Pedagogia do Oprimido (1987); Conscientização (1980), entre outras obras que colaboraram para o embasamento deste trabalho, assim como outros autores que pesquisam, discutem e problematizam a temática em pauta. Metodologicamente, esta pesquisa se caracteriza como qualitativo-descritiva (Minayo, 2002; Gil, 2008) e igualmente militante (Jaumont; Varella, 2016), tendo como campo empírico uma escola pública da rede municipal de ensino da cidade de Amargosa-BA. Para a produção dos dados utilizou-se de entrevista semiestruturada com estudantes e questionário aberto, por meio da plataforma Google Forms, com docentes, tendo a Análise de Conteúdo (Bardin, 1977) como aporte para o tratamento dos dados. O estudo revela que é urgente refletir sobre o legado de Paulo Freire e seu método de alfabetização revolucionário, uma vez que esta pesquisa ressalta as ricas contribuições do autor para o processo de construção da leitura e da escrita.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.