Regência escolar: estratégias didáticas usadas pelos residentes no contexto remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11641

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais do projeto de pesquisa intitulado “Programa Residência Pedagógica (PRP): aspectos do percurso formativo de residentes". Tal projeto tem como objetivo evidenciar em que aspectos o PRP contribui para a formação inicial dos licenciandos residentes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Para este texto, buscamos identificar estratégias didáticas utilizadas por residentes nas regências ocorridas no ensino remoto, tomando como referência os conteúdos conceituais e procedimentais de Zabala (1998). Metodologicamente, o estudo é de caráter descritivo-interpretativo, com abordagem qualitativa, que se apoia, como técnica de constituição de dados, na análise documental, tomando como referência os registros realizados em diário de bordo durante a observação de aulas Desse estudo é possível afirmar que a regência escolar é um alicerce fundamental no processo educativo do licenciando por unir a teoria com a prática, de forma a contribuir para a formação inicial como educador. Além disso, foi possível identificar que os residentes usaram os recursos que dominavam para dinamizar aulas online, bem como contemplaram, nos slides usados, conteúdos conceituais e procedimentais dos objetos de conhecimento trabalhados.

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Publicado

2023-04-05

Como Citar

FRANCO, Carlos Alberto Aquino; MARQUES, Valéria Risuenho. Regência escolar: estratégias didáticas usadas pelos residentes no contexto remoto. Revista de Iniciação à Docência, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e11641; 1–16, 2023. DOI: 10.22481/riduesb.v8i1.11641. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/rid/article/view/15936. Acesso em: 5 jul. 2025.