Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre a Rid-Uesb
A Revista de Iniciação à Docência
Ficha Catalográfica
Equipe Editorial
Diretrizes Éticas e de Boas Práticas de Publicação da Revista de Iniciação à Docência
Cadastro de Parecerista
Materiais de Interesse
Atual
Arquivos
Normas de Submissão
Indexadores
Contato
Buscar
Edições UESB
Portal de Periódicos UESB
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 8 n. 1 (2023): v. 8 n.1: (jan./dez., 2023)
v. 8 n. 1 (2023): v. 8 n.1: (jan./dez., 2023)
Publicado:
2023-04-05
Editorial
Publicação continuada: mais rapidez no processo de divulgação do conhecimento científico
Daisi Teresinha Chapani
e12382; 1-4
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12382
Apresentação
Apresentação: Formar docentes em uma cultura de paz, sustentabilidade, solidariedade e justiça social
Silvana do Nascimento Silva, María Alcantud-Diaz, José Beltrán-Llavador
e12896
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12896
Artigos
Roteiros de Aprendizagem como gênero para produção de material didático para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa
Diana Ketlem Paula do Nascimento, Tamara Afonso dos Santos, Luiz Eduardo Guedes, Sonaira de Araújo Moura
e11569
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11569
O uso de jogos didáticos-pedagógicos no ensino de ciências como método de ensino e aprendizagem na EMEF Brigadeiro Haroldo Coimbra Veloso em Itaituba-PA
Patrícia Lima da Silva, Vilma Ribeiro de Almeida
e11643; 1-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11643
Regência escolar: estratégias didáticas usadas pelos residentes no contexto remoto
Carlos Alberto Aquino Franco, Valéria Risuenho Marques
e11641; 1-16
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11641
Prática docente e Educação CTSA: estágio supervisionado em ciências em uma Escola Municipal do interior do estado de São Paulo
Enrico Lopes Breviglieri, Matheus Ganiko-Dutra
e11561; 1-29
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11561
Propuestas de desarrollo de competencias científicas en trabajos finales de grado de formación docente
Silvia Umpiérrez Oroño
e12408; 1-20
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12408
Paulo Freire nas licenciaturas do IFMG
Tamires Vilela Ferreira, Thais Oliveira Duque
e12143; 1-17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12143
Formação inicial de pedagogos: incorporação dos Estudos Surdos e das produções acadêmicas de pesquisadores surdos nos planos de ensino da disciplina de LIBRAS
Sheila Ferreira Gonçalo
e12009; 1-19
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12009
Análise discursiva das percepções de licenciandos em Pedagogia sobre a construção de letramento acadêmico-científico
Dedilene Alves de Jesus Oliveira, Paulo César Ribeiro Júnior
e12202; 1-14
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12202
Contribuições do GeoGebra para o Ensino de Funções: o que revelam algumas pesquisas brasileiras
Antonio Carlos Pereira Leite, Adriana Fátima de Souza Miola
e11954; 1-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11945
Formar Docentes para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social: Olhares a partir do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio
Carlos Alex Alves, Tiêgo dos Santos Freitas, Adriano Alves da Silveira, Jair Dias de Abreu
e11766; 1-22
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11766
A descolonização do pensamento como caminho para uma formação de professores de ciências comprometida com a justiça social
Iago Vilaça de Carvalho, Fernanda Antunes Gomes da Costa
e11763; 1-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11763
Alfabetização midiática informacional aliada ao artivismo em busca de um fazer docente pautado na criticidade e na cultura da paz
Ângela Aparecida de Almeida
e11753; 1-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11753
Educação em direitos humanos na formação docente para os anos iniciais: Ciência e arte no estudo da cultura alimentar
Wilton Rabelo Pessoa, Ramiely Yasmine Rosa Pereira
e11732; 1-19
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11732
Orientador escolar: desafios e resoluções de resolver conflitos no ambiente escolar
Vinicius da Silva Freitas, Leandro Pedrazzi Leal
e11731; 1-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11731
A pedagogia crítica de Paulo Freire na constituição da identidade profissional de uma formadora de professores de Física em uma cultura de paz, solidariedade e transformação social
Lisbeth Lorena Alvarado Guzman, Jéssica Reis Belíssimo, Roberto Nardi
e11729; 1-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11729
Memorial acadêmico e narrativo do fazer docente de uma professora de história da rede pública
Renata Lewandowski Montagnoli, Joana Maria Pedro
e13563; 1-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.13563
Desafios e possibilidades para a Educação em Ciências em tempos de crise civilizatória: repensando os atuais caminhos
Rodrigo da Luz, Uilian dos Santos Santana, Rutiléa Mendes de Morais
e11722; 1-17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11722
Educação para a Cultura de Paz e Formação de Professores
Sheyla Maria Fontenele Macedo, Karen Ingred Nogueira Magalhães, José Mário de Souza
e11675; 1-19
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11675
Desenvolver e medir a competência global nos professores: Uma revisão sistemática
María Sanz-Leal, Martha Lucía Orozco Gómez, Ángel Llorente Villasante
e11526; 1-22
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11526
O não-lugar de mulheres-mães na educação: ingresso à docência e a permanência no ensino superior
Audrei Rodrigo da Conceição Pizolati
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11498
O Ensino da Astrobiologia como Alternativa Interdisciplinar Baseada no Uso de TDICs
Luiz Gustavo Lima Cordeiro, Larissa Santos Serra, Rafael Ramos Longuinhos, Simone Souza de Oliveira
e11973; 1-17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11973
Experimentação no ensino de Física: enfoque no processo de ensino e aprendizagem
Álex de Carvalho Ferreira
e11959
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11959
Competências digitais de docentes da educação básica brasileira: um olhar crítico sobre a determinação tecnológica
Vitorugo Sérgio Escaraber Selpa, Elisângela Barbosa Nascimento, Rita de Cássia Barbosa Nascimento, Mateus Alves Barreto, Isaías Daniel Pereira de Pereira
e11930
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11930
Residência pedagógica: a prática das observações realizadas de forma remota e sua importância na formação de professores de Química
Jarline dos Santos Cardoso, Andressa da Cunha Soares, Erika Wilma de Paiva Rodrigues, Rodolfo André dos Santos, Kalline de Almeida Alves Carneiro, Maria Betania Hermenegildo dos Santos
e12346
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12346
Programa Residência Pedagógica: contribuições para a formação inicial de professores de matemática
Adriele Oliveira Costa
e12397
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12397
Professor iniciante: os desafios do início da carreira
Letícia Almeida Lopes, Juliana Lima Moreira Rhoden
e12388
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12388
O período colonial nos livros didáticos utilizados na região norte: a persistência da teoria dos ciclos econômicos (1997-2015)
Andressa da Silva Gonçalves
e12356
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12356
Paulo Freire e a Democratização da Educação: A Importância do Projeto Político-Pedagógico como Instrumento de Transformação
Lina Meireles Magalhães, Indionara Galvão Reis, Simoni Tormöhlen Gehlen
e11949
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11949
Atividades Experimentais no ensino da Matemática mediadas pela prática docente e nas perspectivas vygotskiana, piagetiana e ausubeliana<
Adriane Beatriz Liscano Janisch, Karin Ritter Jelinek
e12608
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12608
A importância da leitura, da escrita e da oralidade no plano de aula de FLE: contribuições para a formação inicial e o letramento docente
Priscilla Barbosa de Oliveira Melo, Liviane Gomes Ataíde Santana, Ady Sá Teles Santana
e12575
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12575
Significações dos Residentes de Física acerca da primeira experiência com o Programa de Residência Pedagógica
Ivanderson Pereira da Silva
e12713
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12713
Licenciandas em ciências biológicas: relato de experiência do estágio docência em ciências em uma escola pública no norte do Paraná
Jéssica Sayuri Imamura, Rafaela Lazaro Rusiquim, Sabrina Baratieri, Poliana Barbosa da Riva
e12547
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12547
Formação matemática de futuros professores dos anos inicais: um estudo sobre os cursos de Pedagogia da Bahia
Naiara Fonseca de Souza
e13367
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.13367
O Projeto Político Pedagógico e as possíveis conexões com as políticas externas
Fernanda Ferreyro Monticelli, Rosalba Lima Coutinho, Bruno Cavalcante
e12467
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12467
Educação Multicultural, Ensino Médio e Formação Docente: intervenções didáticas para a valorização e ressignificação indígena
Pedro Henrique Felix da Silva, Ana Cristina Silva Daxenberger
e13359
pdf
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.13359
O Programa Residência Pedagógica: estudo das dissertações publicadas no Brasil (2018 a 2022)
Ellen Maria Santos Portela, Gabriel Gerber Hornink
e12444
pdf
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12444
Educação Matemática: reflexões sobre algumas temáticas emergentes ou constantes no campo de pesquisa
José Cassiano Teixeira Santos
e13386
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.13386
DOI
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
qualis
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Edição Atual