v. 8 n. 1 (2023): v. 8 n.1: (jan./dez., 2023)

					Visualizar v. 8 n. 1 (2023): v. 8 n.1: (jan./dez., 2023)
Publicado: 2023-04-05

Editorial

  • Publicação continuada: mais rapidez no processo de divulgação do conhecimento científico

    Daisi Teresinha Chapani
    e12382; 1-4
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12382

Apresentação

  • Apresentação: Formar docentes em uma cultura de paz, sustentabilidade, solidariedade e justiça social

    Silvana do Nascimento Silva, María Alcantud-Diaz, José Beltrán-Llavador
    e12896
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12896

Artigos

  • Roteiros de Aprendizagem como gênero para produção de material didático para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa

    Diana Ketlem Paula do Nascimento, Tamara Afonso dos Santos, Luiz Eduardo Guedes, Sonaira de Araújo Moura
    e11569
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11569
  • O uso de jogos didáticos-pedagógicos no ensino de ciências como método de ensino e aprendizagem na EMEF Brigadeiro Haroldo Coimbra Veloso em Itaituba-PA

    Patrícia Lima da Silva, Vilma Ribeiro de Almeida
    e11643; 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11643
  • Regência escolar: estratégias didáticas usadas pelos residentes no contexto remoto

    Carlos Alberto Aquino Franco, Valéria Risuenho Marques
    e11641; 1-16
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11641
  • Prática docente e Educação CTSA: estágio supervisionado em ciências em uma Escola Municipal do interior do estado de São Paulo

    Enrico Lopes Breviglieri, Matheus Ganiko-Dutra
    e11561; 1-29
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11561
  • Propuestas de desarrollo de competencias científicas en trabajos finales de grado de formación docente

    Silvia Umpiérrez Oroño
    e12408; 1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12408
  • Paulo Freire nas licenciaturas do IFMG

    Tamires Vilela Ferreira, Thais Oliveira Duque
    e12143; 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12143
  • Formação inicial de pedagogos: incorporação dos Estudos Surdos e das produções acadêmicas de pesquisadores surdos nos planos de ensino da disciplina de LIBRAS

    Sheila Ferreira Gonçalo
    e12009; 1-19
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12009
  • Análise discursiva das percepções de licenciandos em Pedagogia sobre a construção de letramento acadêmico-científico

    Dedilene Alves de Jesus Oliveira, Paulo César Ribeiro Júnior
    e12202; 1-14
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12202
  • Contribuições do GeoGebra para o Ensino de Funções: o que revelam algumas pesquisas brasileiras

    Antonio Carlos Pereira Leite, Adriana Fátima de Souza Miola
    e11954; 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11945
  • Formar Docentes para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social: Olhares a partir do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio

    Carlos Alex Alves, Tiêgo dos Santos Freitas, Adriano Alves da Silveira, Jair Dias de Abreu
    e11766; 1-22
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11766
  • A descolonização do pensamento como caminho para uma formação de professores de ciências comprometida com a justiça social

    Iago Vilaça de Carvalho, Fernanda Antunes Gomes da Costa
    e11763; 1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11763
  • Alfabetização midiática informacional aliada ao artivismo em busca de um fazer docente pautado na criticidade e na cultura da paz

    Ângela Aparecida de Almeida
    e11753; 1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11753
  • Educação em direitos humanos na formação docente para os anos iniciais: Ciência e arte no estudo da cultura alimentar

    Wilton Rabelo Pessoa, Ramiely Yasmine Rosa Pereira
    e11732; 1-19
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11732
  • Orientador escolar: desafios e resoluções de resolver conflitos no ambiente escolar

    Vinicius da Silva Freitas, Leandro Pedrazzi Leal
    e11731; 1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11731
  • A pedagogia crítica de Paulo Freire na constituição da identidade profissional de uma formadora de professores de Física em uma cultura de paz, solidariedade e transformação social

    Lisbeth Lorena Alvarado Guzman, Jéssica Reis Belíssimo, Roberto Nardi
    e11729; 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11729
  • Memorial acadêmico e narrativo do fazer docente de uma professora de história da rede pública

    Renata Lewandowski Montagnoli, Joana Maria Pedro
    e13563; 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.13563
  • Desafios e possibilidades para a Educação em Ciências em tempos de crise civilizatória: repensando os atuais caminhos

    Rodrigo da Luz, Uilian dos Santos Santana, Rutiléa Mendes de Morais
    e11722; 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11722
  • Educação para a Cultura de Paz e Formação de Professores

    Sheyla Maria Fontenele Macedo, Karen Ingred Nogueira Magalhães, José Mário de Souza
    e11675; 1-19
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11675
  • Desenvolver e medir a competência global nos professores: Uma revisão sistemática

    María Sanz-Leal, Martha Lucía Orozco Gómez, Ángel Llorente Villasante
    e11526; 1-22
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11526
  • O não-lugar de mulheres-mães na educação: ingresso à docência e a permanência no ensino superior

    Audrei Rodrigo da Conceição Pizolati
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11498
  • O Ensino da Astrobiologia como Alternativa Interdisciplinar Baseada no Uso de TDICs

    Luiz Gustavo Lima Cordeiro, Larissa Santos Serra, Rafael Ramos Longuinhos, Simone Souza de Oliveira
    e11973; 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11973
  • Experimentação no ensino de Física: enfoque no processo de ensino e aprendizagem

    Álex de Carvalho Ferreira
    e11959
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11959
  • Competências digitais de docentes da educação básica brasileira: um olhar crítico sobre a determinação tecnológica

    Vitorugo Sérgio Escaraber Selpa, Elisângela Barbosa Nascimento, Rita de Cássia Barbosa Nascimento, Mateus Alves Barreto, Isaías Daniel Pereira de Pereira
    e11930
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11930
  • Residência pedagógica: a prática das observações realizadas de forma remota e sua importância na formação de professores de Química

    Jarline dos Santos Cardoso, Andressa da Cunha Soares, Erika Wilma de Paiva Rodrigues, Rodolfo André dos Santos, Kalline de Almeida Alves Carneiro, Maria Betania Hermenegildo dos Santos
    e12346
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12346
  • Programa Residência Pedagógica: contribuições para a formação inicial de professores de matemática

    Adriele Oliveira Costa
    e12397
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12397
  • Professor iniciante: os desafios do início da carreira

    Letícia Almeida Lopes, Juliana Lima Moreira Rhoden
    e12388
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12388
  • O período colonial nos livros didáticos utilizados na região norte: a persistência da teoria dos ciclos econômicos (1997-2015)

    Andressa da Silva Gonçalves
    e12356
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12356
  • Paulo Freire e a Democratização da Educação: A Importância do Projeto Político-Pedagógico como Instrumento de Transformação

    Lina Meireles Magalhães, Indionara Galvão Reis, Simoni Tormöhlen Gehlen
    e11949
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11949
  • Atividades Experimentais no ensino da Matemática mediadas pela prática docente e nas perspectivas vygotskiana, piagetiana e ausubeliana<

    Adriane Beatriz Liscano Janisch, Karin Ritter Jelinek
    e12608
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12608
  • A importância da leitura, da escrita e da oralidade no plano de aula de FLE: contribuições para a formação inicial e o letramento docente

    Priscilla Barbosa de Oliveira Melo, Liviane Gomes Ataíde Santana, Ady Sá Teles Santana
    e12575
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12575
  • Significações dos Residentes de Física acerca da primeira experiência com o Programa de Residência Pedagógica

    Ivanderson Pereira da Silva
    e12713
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12713
  • Licenciandas em ciências biológicas: relato de experiência do estágio docência em ciências em uma escola pública no norte do Paraná

    Jéssica Sayuri Imamura, Rafaela Lazaro Rusiquim, Sabrina Baratieri, Poliana Barbosa da Riva
    e12547
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12547
  • Formação matemática de futuros professores dos anos inicais: um estudo sobre os cursos de Pedagogia da Bahia

    Naiara Fonseca de Souza
    e13367
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.13367
  • O Projeto Político Pedagógico e as possíveis conexões com as políticas externas

    Fernanda Ferreyro Monticelli, Rosalba Lima Coutinho, Bruno Cavalcante
    e12467
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12467
  • Educação Multicultural, Ensino Médio e Formação Docente: intervenções didáticas para a valorização e ressignificação indígena

    Pedro Henrique Felix da Silva, Ana Cristina Silva Daxenberger
    e13359
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.13359
  • O Programa Residência Pedagógica: estudo das dissertações publicadas no Brasil (2018 a 2022)

    Ellen Maria Santos Portela, Gabriel Gerber Hornink
    e12444
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12444
  • Educação Matemática: reflexões sobre algumas temáticas emergentes ou constantes no campo de pesquisa

    José Cassiano Teixeira Santos
    e13386
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.13386