O não-lugar de mulheres-mães na educação: ingresso à docência e a permanência no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11498Abstract
Este artigo analisa o não-lugar de mulheres-mães no campo da educação. Para tanto, recorre-se teórico e metodologicamente aos Estudos das Políticas Educacionais, Estudos de Gênero pós-estruturalistas e Estudos foucaultianos. Em um primeiro momento é realizado um recuo histórico no intuito de investigar o não-lugar de mulheres-mães na docência, cujas investigações se dão no âmbito da I Conferência Nacional de Educação (1927). Após, debate-se sobre o não-lugar dessas mulheres-mães no Ensino Superior e o direito a Educação que lhe és garantido por lei, mas não efetivado. Diante disso, conclui-se que o avanço nas políticas educacionais permitiu o acesso ao ensino para distintas classes sociais, entretanto essas “minorias” ainda carecem de políticas que possibilitem a permanência e o êxito em seu processo formativo, o que acomete todos os níveis da educação – básica, profissionalizante e superior.
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