Memorial acadêmico e narrativo do fazer docente de uma professora de história da rede pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.13563

Resumo

Através de uma pesquisa narrativa (Galvão, 2005), chegamos a essa escrita, uma narrativa de si, que detalha a experiência escolar, a trajetória de vida e o percurso do ofício de ensinar de uma professora de História. Esta escrita tem por objetivo demonstrar que a escrita autobiográfica pode ser um objeto de análise sobre a construção do fazer docente. As leituras sobre as narrativas de si têm como base Bolsanello (2017), Passeggi (2011), Arfuch (2010), além das leituras sobre educação e o saber docente baseadas em Freire (1989, 1996) e Gatti et al. (2019), que ajudaram neste processo de pensar o percurso docente e as histórias que preenchem esta trajetória. A narrativa autobiográfica docente (escrita de si ou memorial acadêmico) possibilita observar como se constitui o fazer docente e quais as características, especificidades e dilemas perpassam a trajetória de vida da pessoa, sendo, portanto, um elemento muito rico de análise para o campo da formação docente.

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Publicado

2025-05-26

Como Citar

MONTAGNOLI, Renata Lewandowski; PEDRO, Joana Maria. Memorial acadêmico e narrativo do fazer docente de uma professora de história da rede pública. Revista de Iniciação à Docência, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e13563; 1–18, 2025. DOI: 10.22481/riduesb.v8i1.13563. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/rid/article/view/16143. Acesso em: 5 jul. 2025.