Formar Docentes para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social: Olhares a partir do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11766

Resumo

Este artigo objetiva discutir a formação docente para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social à luz da produção científica do Educador Ubiratan D’Ambrosio, buscando respostas para o seguinte problema de pesquisa: como a produção científica do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio contribui para formar docentes em prol de uma educação planetária mais justa e solidária? Os pressupostos metodológicos vinculam-se à pesquisa descritiva bibliográfica numa abordagem qualitativa, sendo nosso corpus investigativo composto por 10 artigos científicos de Ubiratan, validados em pesquisa realizada junto à base de dados Google Acadêmico. Esses artigos foram analisados sob três categorias: (i) Formar Docentes para a Paz; (ii) Formar Docentes para a Sustentabilidade; e (iii) Formar Docentes para a Justiça Social. Os principais resultados revelaram que a formação docente pode ser orientada e fundamentada numa cultura de Paz Total (Paz Interior, Paz Social, Paz Ambiental, Paz Militar), na integração do conhecimento a partir da transdisciplinaridade como premissa chave para promover a educação planetária e a Sustentabilidade e na atuação responsável e lúcida desses profissionais visando potencializar seus estudantes para desempenharem papel ativo e crítico na sociedade, combatendo injustiças sociais e compreendendo como suas ações podem garantir a Paz e a dignidade humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-06-26

Como Citar

ALVES, Carlos Alex; FREITAS, Tiêgo dos Santos; SILVEIRA, Adriano Alves da; ABREU, Jair Dias de. Formar Docentes para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social: Olhares a partir do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio. Revista de Iniciação à Docência, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e11766; 1–22, 2023. DOI: 10.22481/riduesb.v8i1.11766. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/rid/article/view/15956. Acesso em: 5 jul. 2025.