O Programa Residência Pedagógica: estudo das dissertações publicadas no Brasil (2018 a 2022)

Autores

  • Ellen Maria Santos Portela
  • Gabriel Gerber Hornink

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12444

Resumo

A formação de professores é de extrema importância para a melhoria da qualidade educacional no país e, nesse contexto, o Programa de Residência Pedagógica (PRP) emerge como uma iniciativa de destaque. Objetivou-se neste trabalho mapear as produções acadêmicas (dissertações) relacionadas ao PRP, a partir da sua implementação pelo MEC e pela CAPES, no recorte temporal de 2018 a 2022, disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. O PRP, foco deste estudo, tem como um de seus objetivos a imersão do licenciando nas instituições da educação básica, a fim de promover uma incrementação na formação docente e uma relação mais direta das Instituições de Ensino Superior (IES) com as escolas. Utilizando uma abordagem quali-quantitativa, empregou-se descritores específicos para identificar 17 dissertações relevantes, das quais 16 estavam acessíveis e 10 foram efetivamente analisadas (5 não apresentavam relação com a temática). A análise deu-se a partir da leitura flutuante do título, resumo e metodologia das produções identificadas. Procedeu-se com a leitura parcial dos demais tópicos de modo a confirmar sua pertinência ao PRP. A partir das análises dos trabalhos examinados, constatou-se que há uma crescente dos trabalhos envolvendo o PRP, principalmente no que se refere a sua contribuição na formação profissional.

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Publicado

2023-11-14

Como Citar

PORTELA, Ellen Maria Santos; HORNINK, Gabriel Gerber. O Programa Residência Pedagógica: estudo das dissertações publicadas no Brasil (2018 a 2022). Revista de Iniciação à Docência, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e12444, 2023. DOI: 10.22481/riduesb.v8i1.12444. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/rid/article/view/16650. Acesso em: 5 jul. 2025.