O Programa Residência Pedagógica: estudo das dissertações publicadas no Brasil (2018 a 2022)

Autores

  • Ellen Maria Santos Portela
  • Gabriel Gerber Hornink

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12444

Resumo

A formação de professores é de extrema importância para a melhoria da qualidade educacional no país e, nesse contexto, o Programa de Residência Pedagógica (PRP) emerge como uma iniciativa de destaque. Objetivou-se neste trabalho mapear as produções acadêmicas (dissertações) relacionadas ao PRP, a partir da sua implementação pelo MEC e pela CAPES, no recorte temporal de 2018 a 2022, disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. O PRP, foco deste estudo, tem como um de seus objetivos a imersão do licenciando nas instituições da educação básica, a fim de promover uma incrementação na formação docente e uma relação mais direta das Instituições de Ensino Superior (IES) com as escolas. Utilizando uma abordagem quali-quantitativa, empregou-se descritores específicos para identificar 17 dissertações relevantes, das quais 16 estavam acessíveis e 10 foram efetivamente analisadas (5 não apresentavam relação com a temática). A análise deu-se a partir da leitura flutuante do título, resumo e metodologia das produções identificadas. Procedeu-se com a leitura parcial dos demais tópicos de modo a confirmar sua pertinência ao PRP. A partir das análises dos trabalhos examinados, constatou-se que há uma crescente dos trabalhos envolvendo o PRP, principalmente no que se refere a sua contribuição na formação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-11-14