Residência pedagógica: a prática das observações realizadas de forma remota e sua importância na formação de professores de Química

Autores

  • Jarline dos Santos Cardoso
  • Andressa da Cunha Soares
  • Erika Wilma de Paiva Rodrigues
  • Rodolfo André dos Santos
  • Kalline de Almeida Alves Carneiro
  • Maria Betania Hermenegildo dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12346

Resumo

Devido à pandemia da covid-19, as atividades da segunda edição do Programa de Residência Pedagógica (PRP) ocorreram de forma remota. Atentos a esse cenário, objetivamos neste artigo relatar as observações realizadas de forma remota do PRP subprojeto da Química do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A escola vinculada a esse subprojeto está localizada na cidade de Areia – PB e as observações foram desenvolvidas nas turmas do Ensino Médio. A partir dessa experiência, pode-se afirmar que a tecnologia manteve a educação viva durante o período de pandemia, sendo o elo entre docentes e discentes, e todo o corpo educacional, tornando possível o ensino remoto. Assim, embora tenham ocorrido diversos empecilhos, prevaleceram a adaptação e a reinvenção da educação. Entretanto, infelizmente, esse momento evidenciou ainda mais as desigualdades sociais e econômicas em nossa região, visto que muitos alunos não podiam participar das atividades síncronas, devido à falta de recursos como internet, celulares e computadores. Ademais, podemos afirmar que esse momento foi extremamente importante para nossa formação docente, principalmente no que diz respeito ao uso de tecnologias, tendo em vista que passamos a conhecer diversos aplicativos e plataformas, os quais serão utilizados em nossas regências.

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Publicado

2023-07-04